Geral – 04/05/2013 – 11:05
A Fundação Barbosa Rodrigues promove o projeto Janelas Culturais – Patrimônio Itinerante, como parte da programação do 10º Festival América do Sul, em Corumbá (MS). O projeto acontece por meio da Lei Rouanet, lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, Votorantim Cimentos e Instituto Votorantim.
O Patrimônio Itinerante, que inicialmente acontece até domingo (5), das 14h às 22h, na Avenida Marechal Rondom, propõe levar recortes do acervo histórico cultural, como painéis, expositores portáteis, vídeo instalação e material didático do Museu de História do Pantanal (Muhpan) às comunidades de Corumbá, Ladário e ribeirinhos da região.
O Janelas Culturais tem o objetivo de difundir a cultura pantaneira, a história de sua gente, o ecossistema, além de mostrar como manter e preservar o Pantanal. Além do Patrimônio Itinerante, ele se divide em outros três subprojetos: o Casarão de Novidades, que oferece oficinas de arte do Programa de Ação Educativa e Cultural do Muhpan; Pelas Águas Eu Vou, que objetiva levar o Muhpan para as comunidades pantaneiras ribeirinhas e para alunos regularmente matriculados nas chamadas “Escolas das Águas” e a Comitiva Escolar, com objetivo de qualificar professores e coordenadores da rede estadual e municipal de ensino.
Fonte: Correio do Estado


