24.7 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Marta foi a melhor prefeita de São Paulo para 1/4 dos paulistanos

Política – 02/05/2013 – 16:05

Entre os prefeitos de São Paulo nos últimos 30 anos, Marta Suplicy (PT) é considerada a melhor por um a cada quatro moradores da cidade, segundo pesquisa Datafolha.

A psicóloga, hoje ministra da Cultura, administrou a cidade de 2001 a 2004, mas, apesar da boa avaliação, não conseguiu se reeleger.

Os tucanos Mário Covas (1983 a 1985) e José Serra (2005 e 2006) ficaram em seguida na preferência de 16% e 15% dos entrevistados, respectivamente.

Foi Serra quem derrotou Marta nas eleições de 2004.

A consulta, feita por ocasião dos 30 anos do instituto de pesquisa, ouviu 1.120 paulistanos na quinta e na sexta-feira da semana passada.

Entre as principais marcas da gestão da petista estão a criação do Bilhete Único e dos CEUs (escolas com atividades extras em tempo integral).

Entre os entrevistados, 28% disseram ter preferência pelo PT. Dos que escolheram Marta, o índice é de 47%.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que a proporção de petistas é histórica. Para ele, o resultado da pesquisa é, em maior grau, uma “decorrência da imagem que fica de cada governo”.

 

Editoria de arte/Folhapress

 

Segundo ele, a avaliação no fim de cada mandato tende a não se alterar ao longo do tempo. “Há governos com o de Celso Pitta [1997 a 2000], por exemplo, que permanecem sendo mal avaliados.”

Quando instados a escolher o pior prefeito, 27% apontaram Pitta, eleito pelo extinto PPB.

Ao vencer Luiza Erundina (PT), ele tornou-se o primeiro prefeito negro, eleito pelo voto direto, a comandar São Paulo. Mas seu mandato foi marcado por escândalos de corrupção. Morreu em 2009.

Padrinho político de Pitta, Paulo Maluf (PP) é apontado como melhor prefeito por 12%, o que o coloca na quarta posição. No ranking dos piores, porém, ele ocupa a segunda colocação –23% dos entrevistados o escolheram.

Ele esteve à frente da prefeitura em dois mandatos, mas na pesquisa foi considerado somente o segundo deles, de 1993 a 1996, quando foi eleito por voto direto.

O terceiro entre os piores, para 18%, foi Gilberto Kassab (PSD), que chegou à prefeitura como vice de Serra.

Uma fatia de 7% dos entrevistados disse que nenhum deles pode ser considerado o melhor prefeito. Mas só 1% deixou de escolher o pior.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto acelera recuperação da Mata Atlântica e reduz tempo de crescimento das espécies pela metade

Iniciativa na Bahia combina seleção genética e manejo para criar florestas mais resilientes às mudanças climáticas Uma iniciativa de restauração florestal na Mata Atlântica, desenvolvida...

Hospital Regional de MS mantém indicador máximo em segurança do paciente pelo quarto ano seguido

Unidade é referência estadual em alta complexidade e reforça qualidade no atendimento para moradores de Três Lagoas e região

Projeto cria política nacional para garantir terapia nutricional especializada no SUS

Proposta em análise na Câmara prevê acesso universal a tratamentos nutricionais e criação de programa para pacientes com falência intestinal Está em análise na Câmara...