Internacional – 30/04/2013 – 13:04
A rainha Beatrix da Holanda abdicou ao trono nesta terça-feira (30) em favor de seu primogênito, Willem-Alexander, que se tornou o novo rei dos Países Baixos. A cerimônia aconteceu no Salão de Moisés, no Palácio Real de Amsterdã, capital da Holanda.
“Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função”, disse Beatrix, de 75 anos, que voltou a ser princesa dos Países Baixos, em um breve discurso.
Visivelmente emocionada, Beatrix assinou a abdicação após 33 anos de reinado.
Automaticamente, o príncipe Alexander passou a ser o rei da Holanda e sua mulher, Máxima, a rainha consorte. Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI.
“Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo”, afirmou na segunda-feira (29) em um discurso Beatrix, que voltou a ser princesa da Holanda.
Willem-Alexander e Máxima estavam acompanhados de suas três filhas. A mais velha, Catalina-Amalia, de 9 anos, é agora princesa de Orange, herdeira do trono holandês.
Milhares de holandeses se aglomeraram na praça em frente ao Palácio Real para se despedir da rainha Beatrix.
Vestido de fraque e coberto com um manto real, o príncipe de 46 anos jurou “perante os povos do reino observar e respeitar sempre o Estatuto do Reino e a Constituição”.
A praça Dam recebeu 25.000 pessoas, vestidas de laranja, como corresponde à Casa de Orange, segundo a polícia.
A festa de despedida da rainha começou na noite de segunda-feira (29). Milhares de convidados, entre eles membros das casas reais europeias, compareceram no baile de gala no renovado Rijksmuseum.
Tingida de laranja, em referência à dinastia dos Orange, Amsterdã estava pronta para as celebrações. A cidade previa que mais de um milhão de pessoas – vigiadas por cerca de 10 mil policiais – participassem do evento, com um custo de 11 milhões de euros.
A cerimônia oficial de coroação de Willem-Alexander será na medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), que foi coberta de flores coloridas.
Nessa mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, de origem argentina, há pouco mais de 11 anos.
O novo rei deve jurar ante os povos do Reino “observar e respeitar sempre o Estatuto do Reino e a Constituição”.
Depois do juramento, será oficialmente investido Rei pelo país e os Estados caribenho de Aruba, Curaçao e Sint Maarten, antigas colônias da Holanda.
Como explicou a Casa de Orange, na Holanda um “novo rei não é coroado, mas investido”.
Fonte: Correio do Estado


