33.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de dezembro, 2025

Dilma diz que enviará nova proposta para vincular royalties à educação

Geral – 29/04/2013 – 17:04

A presidente Dilma Rousseff voltou a defender nesta segunda-feira (29) que os recursos pagos pela exploração do petróleo sejam destinados à educação e afirmou que fará nova proposta vinculando-os ao setor.

Conheça a MP dos royalties

“Luiz Araújo, ex-presidente do Inep, concluiu que de todo o montante da receita gerada com royalties: “nada menos que 78% irão para Estados e municípios, sem nenhuma obrigatoriedade de aplicação na educação. Somente 22% (…) irão para o chamado ‘Fundo Social’. E do Fundo Social do pré-sal a educação só terá metade dos ganhos advindos dos rendimentos do petróleo”

DANIEL CARA

“Nós, nessa questão da educação, somos teimosos, nós somos insistentes. E nós vamos enviar uma nova proposta para uso dos recursos royalties e participações especiais e o recurso do pré-sal para ser gastos exclusivamente na educação”, disse a presidente, em evento de entrega de ônibus escolares em Campo Grande.

A vinculação dessa verba à educação é tida como um compromisso pessoal de Dilma. “O Brasil tem de destinar essa sua grande riqueza para ser gasta em educação”, afirmou.

O governo enviou, no ano passado, uma medida provisória que destinava os recursos pagos pela exploração da commodity à educação, logo após a presidente vetar em parte um projeto do Congresso que tratava de repartição dessa verba entre Estados e municípios.

Paralisação da MP

A MP, no entanto, teve sua tramitação no Congresso interrompida na semana passada, para evitar insegurança jurídica, já que o tema tem sido questionado no STF (Supremo Tribunal Federal), e deve perder a validade, segundo o relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Os vetos da presidente Dilma foram derrubados no Congresso e logo depois os representantes dos chamados Estados produtores de petróleo levaram a questão ao Supremo.

A ministra do STF Cármen Lúcia, em caráter provisório, suspendeu em março a aplicação da lei resultante da derrubada dos vetos, até que o assunto seja discutido pelo plenário da tribunal.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Anvisa proíbe venda de perfume e maquiagem capilar sem registro

Produtos foram barrados após órgão identificar ausência de regularização obrigatória A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou a proibição da comercialização de dois cosméticos no...

Com apoio da Arauco, Imasul inaugura Centro de Triagem de Animais Silvestres em Três Lagoas (MS)

Parceria amplia capacidade de atendimento na região, reforçando compromisso com a proteção da fauna silvestre e a sustentabilidade Dezembro de 2025 – Nesta quinta-feira, 11,...

Ruas José Hamilcar C. Bastos e Wilson Carvalho de Viana passam a ter sentido único em Três Lagoas

Mudança busca organizar o trânsito e reduzir o tempo de espera em cruzamentos movimentados A Prefeitura de Três Lagoas iniciou nesta quinta-feira, 12 de dezembro,...