22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

MP acionará Hospital Espanhol por desassistência ao SUS

Saúde – 29/04/2013 – 11:04

O Ministério Público do Estado da Bahia vai instaurar um inquérito civil contra o Hospital Espanhol para  apurar denúncias de desassistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada. O promotor de justiça Pedro Araújo não quis dar mais detalhes alegando que está na fase inicial dos procedimentos de apuração.

A denúncia ao Ministério Público foi feita pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia. A entidade alega que, após a suspensão do atendimento de emergência, no último dia 18, o hospital deixou de receber novos pacientes.

De acordo com o presidente do Sindimed-BA, Francisco Magalhães, apenas os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos apartamentos continuam recebendo suporte médico.

Segundo o sindicalista, a situação reflete a crise vivida pelo hospital há dez anos devido ao endividamento para pagamento de dívidas trabalhistas e pelo custeio da construção de um prédio anexo, financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Empréstimos – “Para tentar sanar essas e outras dívidas, foram feitos empréstimos que não puderam ser quitados”, explicou o presidente do sindicato. Ele diz ainda que hoje o hospital não tem medicamentos nem aparelhagem necessária para retomar o atendimento, suspenso pela primeira vez em fevereiro passado.

Com 128 anos de fundação, o Hospital Espanhol é uma entidade filantrópica administrada pela Real Sociedade Espanhola de Beneficência, associação de imigrantes espanhóis  oriundos da Galícia e estabelecidos na Bahia.

Atualmente, tem cerca de dois mil empregados, entre médicos, enfermeiros e funcionários administrativos. O hospital dispõe de cerca de 240 leitos nas mais diversas especialidades e chegava a atender cerca de 200 pessoas por dia.

O presidente do Sindimed afirma que a crise pode gerar prejuízos significativos à saúde no Estado por conta da indisponibilidade de equipamentos e procedimentos oferecidos pelo hospital.

“O fechamento de um hospital de grande porte como o Espanhol pode acarretar indisponibilidade de 240 leitos, sendo 60 de UTI e 10 de obstetrícia. Hoje, há uma carência enorme desses tipos de leito na Bahia. É uma situação muito preocupante”.

Procurada pela reportagem,  a diretoria do hospital  divulgou que não  se pronunciará. “Está aguardando liberação de recurso junto a entidade financeira”, informou  a assessoria da instituição.

Fonte: A tarde

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caminhoneiro é preso por embriaguez após causar acidente e fugir por mais de 10 quilômetros em Três Lagoas

Um caminhoneiro de 57 anos foi preso na tarde de domingo (21) em Três Lagoas após se envolver em um acidente de trânsito, fugir...

Eldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE

O último fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas em Três Lagoas. Mas, para muitas famílias, foi de acolhimento, solidariedade e calor humano....

Festa Glamourosa Marca os 60 Anos de Dora

No último sábado, dia 20, o Clube União da Terceira Idade foi palco de uma noite inesquecível para celebrar os 60 anos de Dora....