Saúde – 28/04/2013 – 14:04
A faculdade AEMS, Secretaria Municipal de Saúde e SEST/SENAT organizaram um evento voltado para população em comemoração ao Dia de Combate a Hipertensão que aconteceu na última sexta
feira (26).
A comemoração foi realizada na circular da Lagoa Maior com triagem, aferição de pressão, peso, estatura, circunferência abdmonial e diversas orientações relacionadas ao tema.
A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, atinge 22,7% da população adulta brasileira. E o objetivo do evento foi alertar a população a respeito dos perigos causados por ela. No Brasil, a sua incidência passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país.
Cuidados
Hábitos como dormir bem, praticar atividades físicas e se alimentar de maneira saudável, segundo ele, fazem parte do tratamento indicado para hipertensos e também como forma de prevenir o problema. Se não for controlada, a pressão alta pode provocar lesões nos rins, cegueira e até demência (perda de memória).
Cidadãos que não puderam comparecer ao evento poderão procurar um posto de saúde mais próximo de sua residência para realização de exames responsáveis por detectar o problema.
Fonte: Da Redação / Rádio Caçula