Saúde – 28/04/2013 – 09:04
As doenças Hanseníase e Tuberculose foram tema de palestras organizadas entre os dias 18 e 24 deste mês. Em Três Lagoas, segundo os relatórios dos Programas Municipais de Controle da Hanseníase e Tuberculose, do Centro de Especialidades Médicas (CEM), em 2012, foram registrados 35 novos casos de tuberculose. Em 2013, já haviam sido registrados seis novos casos da doença.
O coordenador dos Programas de Controle da Hanseníase e Tuberculose, fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Antônio Carlos Modesto, falou sobre as doenças infecto-contagiosas, revelou dados e explicou como detectá-las.
“É importante reforçar que as duas doenças, hanseníase e tuberculose, muitas vezes não apresentam sintomas, ou seja, são assintomáticas e isso dificulta sua descoberta, portanto, é preciso ficar atento, já que se tratadas à tempo a chance de cura é de 99,9%”, disse Modesto.
HANSENÍASE
A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.
A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas de saliva na fala que são inalados por outras pessoas infiltrando-se no organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes. No entanto, é necessário um contato íntimo e prolongado para a contaminação como, por exemplo, a convivência de familiares na mesma residência. Daí a importância do exame em familiares do doente de hanseníase.
Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.
TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Outras espécies de mico bactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Os rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos.
A transmissão é direta e ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.
O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios.
O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.
Segundo Modesto, dois grupos de agentes comunitários estão sendo treinados para o trabalho de conscientização e de prevenção em Três Lagoas.
Fonte: Da Redação / Rádio Caçula