Saúde – 27/04/2013 – 15:04
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das equipes e setores da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, estará intensificando as ações de enfrentamento à dengue, a partir da próxima semana, ou seja após o feriado nacional de 1º de Maio.
A intensificação dessas ações se deve ao aumento do número de casos notificados de dengue (4.875) e a constatação de que uma grande parte dos pacientes de dengue trabalha no comércio ou em escritórios da área central urbana.
Por essa razão, “iremos intensificar a borrifação contra o mosquito, com bombas leco motorizadas e, principalmente, bombas costais, nos corredores e dependências das lojas comerciais e escritórios do Centro”, anunciou a diretora de Vigilância em Saúde, Neide Yuki.
A borrifação, como forma de bloqueio à infestação do mosquito, está sendo intensificada também nos bairros onde foi constatado o maior número de casos notificados de Dengue, como explicou o coordenador de Agentes de Combate a Endemias, José Carlos dos Santos Coelho, mais conhecido como “Baianinho”.
Ele informou que as oito equipes de borrifação, tanto veicular como costal, estarão trabalhando de imediato na área central urbana e, em seguida nos bairros.
“Pedimos a colaboração de todos nesta nossa luta de enfrentamento à dengue. A colaboração e apoio dos moradores e comerciantes é de extrema importância para a obtenção de resultados positivos na eliminação do mosquito transmissor da dengue”, ressaltou Baianinho.
“A borrifação é feita pela manhã e no finalzinho da tarde, observando-se um ciclo de ação em cinco vezes de aplicação do inseticida”, explicou Baianinho.
“Em outros bairros, também estaremos agindo esporadicamente, se houver registro de casos de Dengue”, completou.
COMPREENSÃO
Para que a borrifação obtenha resultados eficientes no combate ao mosquito, é solicitada a compreensão de toda a população e os moradores devem tomar as precauções devidas, quando as bombas leco estão passando nas suas respectivas ruas.
“A orientação que damos aos nossos Agentes de Combate às Endemias é que desliguem a borrifação em frente de bares, lanchonetes, restaurantes, farmácias e açougues. Mas o barulho da bomba é inevitável, porque o motor continua ligado, mas sem a borrifação”, explicou Baianinho.
“É importante que todas as portas e janelas da casa estejam abertas para que as partículas do produto aplicado penetrem também no interior das residências”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, Neide Yuki.
“O transtorno, principalmente do barulho do motor das bombas, é inevitável, mas torna-se necessário para a eliminação do Aedes Aegypti adulto, vetor transmissor da Dengue”, completou.
Segundo ela, a borrifação é a última das medidas, que somente é adotada “como bloqueio nos locais onde foram notificados casos de Dengue”, informou.
“O mais importante e eficiente enfrentamento à Dengue está nas ações que nossas equipes vêm realizando de casa em casa”, ressaltou Neide.
Essas ações de Educação em Saúde e de prevenção também estão sendo estendidas às Escolas, Igrejas e Associações de Moradores.
Nessas ações, “não podemos esquecer a importante participação de todos os moradores, vistoriando diariamente o interior de suas casas e também os quintais e terrenos sem construção”, voltou a alertar.
Para ela, os casos de Dengue “só irão diminuir e até acabar, se todos estiverem envolvidos no mesmo compromisso de localizar, retirar e eliminar tudo o que possa transformar-se em criadouro do mosquito Aedes Aegypti”, observou a diretora da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação