Saúde – 27/04/2013 – 14:04
Os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, tem como objetivo a garantia da saúde e da segurança do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Esses equipamentos, além de estar em perfeitas condições de uso, também devem ser fornecidos gratuitamente pelas empresas aos seus trabalhadores, assim como o respectivo treinamento e orientação para correta utilização e conservação.
Muitos trabalhadores não utilizam os equipamentos de proteção por desconhecerem os riscos, ou alegam que é desconfortável sua utilização, porém esse desconforto acontece devido ao uso incorreto dos equipamentos.
Em entrevista à Rádio Caçula, a enfermeira e palestrante do Serviço de Vigilância de Saúde do Trabalhador, Dayane Divina Duarte, ressaltou a importância do uso do equipamento, bem como o policiamento e fiscalização que tem como objetivo gerar segurança ao trabalhador.
“É importante frisar que a utilização de EPIS evita acidentes de trabalho e o uso dele é obrigatório. Para garantirmos a segurança do trabalhador, há uma fiscalização responsável por avaliar quais equipamentos são necessários para cada área de atuação, já que ele pode variar de acordo com a atividade e seus riscos”, explicou Dayane.
De acordo com a enfermeira, “atualmente, muitos já se conscientizaram sobre os riscos de não usar os EPIS e as empresas cada vez mais, aderem e cobram seus funcionários para utilizarem corretamente estes equipamentos”.
Mas, vale salientar que muitos trabalhadores desconhecem a forma correta de utilização do EPI e acabam negligenciando seu uso causando graves acidentes, muitos deles irreversíveis.
Fonte: Da Redação