22.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Menores poderão ser proibidos de frequentar carnaval

Geral – 09/02/2012 – 10:02

A Promotoria da Infância, através da Drª Ana Cristina Carneiro Dias, falou com a reportagem da Rádio Caçula sobre os menores frequentarem as festas de carnaval.

Segundo a Promotora, o local escolhido para a realização do carnaval popular este ano não é adequado a segurança dos foliões. O local escolhido é a lagoa maior.

Em comparação ao ano passado, a festa foi realizada em local fechado, em um clube da cidade, facilitando assim o esquema de segurança e outros pontos importantes para manter a ordem em festas como essas. A lagoa, apesar de que será cercada com fechamento móvel, não oferece segurança suficiente quanto à aglomeração excessiva de pessoas: “A festa de carnaval da lagoa tem um histórico de violência, de insegurança para a população, que nos faz acreditar que não é o melhor local para realização da festa, isso a promotoria tem dito todos os anos”, alertou a Drª Ana Cristina.

Na entrevista, a Promotora destacou que menores tem acesso livre a consumo de bebidas alcoólicas e drogas devido ao número de foliões, ela relata que como o local é amplo fica mais difícil fiscalizar as ações ilícitas envolvendo menores.

Em reunião com os organizadores, a promotoria lembrou que a rede de proteção à criança e ao adolescente estará atenta as condições de segurança e procedimentos que deverão ser tomados por parte da organização, “Nós (promotoria) estamos aguardando o pronunciamento da Justiça sobre a permanência de menores na festa, é a Juíza da Infância que diz se menores poderão permanecer na festa ou não….e na reunião fizemos o seguinte compromisso com a prefeitura, assim que sair a decisão da justiça, porque não saiu ainda não pela omissão do poder judiciário, mas sim porque a prefeitura ainda não entrou com o pedido de alvará da festa, as regras dessa decisão terão que ser cumpridas e a prefeitura tem a obrigação de divulgar isso a população”, disse a Promotora.

Ela ainda fez um alerta de que os pais não cumprirem também com a decisão da justiça em relação aos menores irem e permanecerem na festa serão penalizados conforme a lei.

A promotora finalizou dizendo que a promotoria tem o poder de interromper a festa caso seja necessário, “A polícia militar está autorizada diante de uma situação em que ela perceber que a festa parte para uma situação de descontrole, parar imediatamente o evento e a promotoria tomará todas as providências para manter o fim da festa enquanto não se resolverem os problemas de segurança”, encerrou a promotora.

O carnaval popular está previsto para ser realizado entres os dias 18 e 21 de fevereiro e terá horários especiais para adultos e crianças, sendo que as duas matinês estão marcadas para os dias 19 e 21 das 15h às 18h. Já os adultos contarão com quatro noites de folia.

Fonte: Celso Daniel / Imagem Ilustrativa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.