Geral – 25/04/2013 – 16:04
Durante a abertura do 1º circuito do Fórum Regional de Desenvolvimento, que começou nesta quinta-feira (25/04) e vai até amanhã (26/04), no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, em Corumbá (MS), o vice-presidente da Fiems, Lourival Vieira da Costa destacou as ações do Sistema Fiems para o município, que terá o investimento de R$4,6 milhões distribuídos entre Senai e Sesi para a construção de laboratórios e ainda o investimento em capacitações. “Desde 2007 para cá, a Fiems já investiu mais de R$12 milhões em Corumbá e Ladário. Nosso objetivo é trazer benefícios por meio de qualificação de mão de obra, saúde e lazer para o desenvolvimento da região”, declarou.
O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, destacou a importância da união entre os setores público e empresarial. “Não posso trabalhar sozinho. É necessário esse diálogo em benefício da sociedade e do desenvolvimento”, ressaltou. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no MS, Eduardo Riedel, é evidente a necessidade de uma troca permanente entre instituições e poder público. “Devemos preparar as cidades para o desenvolvimento acelerado do nosso Estado”, enfatiza.
No fórum, o Sistema Fiems apresentou o PDR (Programa de Desenvolvimento Regional), que é o novo modelo de relacionamento entre o Sistema Fiems e as Prefeituras do interior do Estado para a distribuição dos serviços oferecidos pelo Sesi e Senai. A apresentação foi feita pelo diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, que detalhou o Programa para empreendedores, lideranças, agentes públicos e empresariais. “Essa é mais uma ferramenta que visa auxiliar os municípios no seu desenvolvimento. É necessário entender os vetores que movimentam a economia e potencializá-los”, afirmou.
O PDR contribui para o desenvolvimento do ambiente de negócios e da competitividade empresarial nas cidades do interior. Essa ação é o primeiro passo para a mudança do perfil das Prefeituras, construindo uma nova forma de atuação do Sistema Fiems nos municípios, além de colaborar com a criação de um ambiente mais favorável para a atração de mais empresas.
Com a iniciativa, o Senai destinará de imediato para a cidade de Corumbá o oferecimento de 9.976 vagas nas modalidades de iniciação, aperfeiçoamento, qualificação, técnica e especialização, das quais 7.387 vagas são gratuitas. Além disso, o município receberá os cursos de informática básica e avançada oferecidos pelo Sesi, 3.262 vagas para a educação continuada e 1.306 para a educação básica, bem como apresentações do projeto Arte no Canteiro.
Em contrapartida, a prefeitura assume o compromisso de fazer a captação de alunos para ingresso nos cursos de qualificação profissional. O município de Corumbá já adotou horário de funcionamento integral, estabeleceu mecanismos de liberação de alvará de construção para todo e qualquer empreendimento no momento do protocolo do projeto junto à Prefeitura e implantou sistema eletrônico de renovação de alvará de funcionamento de empreendimentos de forma a agilizar e dinamizar a economia.
Dentro das ações do Sistema Fiems para a cidade de Corumbá, destaca-se ainda a realização da seletiva para a 5ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações. A competição está programada para o próximo dia 19 de maio e os interessados já podem se inscrever até o dia 12 de maio por meio do site www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br ou diretamente na sede do Sesi de Corumbá.
Também será realizada, no início de maio, a etapa municipal dos Jogos do Sesi com a expectativa de reunir 1.400 trabalhadores de 110 indústrias. Já na área de atuação do IEL, o município terá a disponibilidade de colocar no mercado de trabalho pelo menos 170 estudantes do ensino médio, técnico/profissionalizante e superior, além dos 2.400 certificados a serem expedidos para exportação.
Serviços
Durante o fórum, o Sesi está com um lounge montado dentro do Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, onde apresenta o portfólio de serviços da entidade, além de demonstrar o Programa de Educação Tecnológica Curricular Lego Zoom, uma ferramenta didática que utiliza o brinquedo lego e permite inúmeras combinações associado a um sistema de programação, usada nas aulas de matemática para facilitar o entendimento da disciplina.
Segundo o gerente do Sesi de Corumbá, Guilherme Duarte Jafar, na oportunidade o Sesi aproveitar para divulgar e realizar inscrições, por meio de um totem, da seletiva para a 4ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que será realizada em Corumbá no próximo dia 19 de maio, e Ação Global 2013, que neste ano também será na cidade, mas no dia 18 de maio. “Nossa meta é chegar a 3,5 mil inscrições e, para isso, vamos continuar divulgando a corrida em diversos pontos da cidade e coletar o maior número de inscrições”, informou.
Nesta quinta-feira (25/04), o Sesi vai promover a palestra “Absenteísmo – como reduzir os afastamentos dos trabalhadores na sua empresa” e realizar uma sessão de ginástica laboral para os participantes do Fórum. Durante o período da manhã de sexta-feira (26/04), às 8 horas, o Sesi vai desenvolver um curso de quatro horas com atividades de matemática com jogos, desenvolvidas pelo instrutor Francisco Carlos Ignácio.
Já o Senai participa com a mostra de soluções, levando kits das unidades móveis para demonstração, além de totens com informações institucionais, Senai Educa e calculadora de emissão de carbono. Na sala de palestras, na quinta-feira (25/04), serão apresentadas as palestras “Rede Senai Meio Ambiente”, “Gestão de Resíduos Sólidos”, “Licenciamento ambiental em Corumbá” e “Inventário de gases de efeito estufa”, enquanto na sexta-feira (26/04) serão promovidas as palestras “Pronatec x Senai – Oportunidade de profissão” e “Soluções Senai Empresas e Eficiência Energética na Indústria”.
Fonte: Assessoria de Comunicação


