Geral – 24/04/2013 – 16:04
Em memória à vida e história da líder indígena Marta Guarani, a Ordem dos Advogados do Brasil concederá uma homenagem nesta quinta-feira (25), durante a realização da IV Semana do Índio na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). O evento acontece às 18h45, no auditório da Seccional, em Campo Grande. Organizado pela Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) da OAB/MS, a Semana do Índio tem como tema “A importância das mulheres indígenas na manutenção da cultura e dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas”.
Marta Guarani nasceu na Aldeia Jaguapiru, entre os municípios de Dourados e Itaporã, em julho de 1942. Militou durante toda a vida em favor dos direitos dos povos indígenas, promovendo a sua união e lutando pela demarcação de terras. Articulou parcerias com organizações do Estado e conquistou importantes benefícios aos povos indígenas do Estado, como o posto da Funai em Amambai, instalado na década de 70. Integrou o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e concorreu a cargos de vereadora e deputada. Marta faleceu aos 61 anos, em 2003, e é considerada um exemplo pela luta em favor dos direitos indígenas, sobretudo por ter atuado nas denúncias da opressão contra os índios e articulação das mulheres indígenas.
A IV Semana do Índio na OAB/MS é realizada pela Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai). Com o tema “A importância das mulheres indígenas na manutenção da cultura e dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas”, o evento tem início no dia 25 de abril, às 18h30, no auditório da OAB/MS. A programação se estende nos dias 26 e 27 de abril. Confira a programação:
Dia 25 de abril:
18h30 – Apresentação Cultural
18h45 – Apresentação da Cartilha dos Povos Indígenas, com o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, e a presidente da COPAI, Samia Roges Jordy Barbieri.
19 horas – Exibição do documentário de Ana Patrícia Nassar sobre as mulheres indígenas e a dificuldade de atendimento em casos de violência.
Convidadas: Ana Lara Camargo de Castro – promotora de Justiça da Vara de Violência Doméstica e Familiar; Edna Guarani – liderança indígena, filha de Marçal de Souza; Aliscinda Tibério – presidente do Conselho Municipal de Direito e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande e Madalena Terena – liderança indígena, filha de Marcos Terena.
Dia 26 de abril:
18h30 – Palestra: A presença indígena no Conselho Federal, perspectiva histórica, novos caminhos do Direito Indígena na Sociedade, com Antonio Oneildo Ferreira.
19 horas – Palestra: A experiência da mulher indígena Prefeita de Roraima na homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, com a prefeita de Uiramutã (Roraima), Florany Mota.
Dia 27 de abril:
9 horas – Café da manhã inspirado na culinária indígena
Mesa-redonda – Tema: a implantação de políticas públicas direcionadas às mulheres indígenas. Lideranças indígenas: Madalena Terena, Aliscinda Tibério, Rute Poquiviqui, Silvana Terena. Lideranças femininas na política sul-mato-grossense:Thais Helena Vieira Rosa Gomes, secretária de Políticas, Ações Sociais e Cidadania de Campo Grande, e vereadoras Luiza Ribeiro, Rose Modesto e Carla Stephanini.
Fonte: Assessoria de Comunicação


