23.9 C
Três Lagoas
sábado, 29 de novembro, 2025

Transplantes crescem 528% em dez anos

Geral – 09/02/2012 – 08:02

Cada novo órgão doado com êxito é uma vida que ressurge, um sorriso a mais no rosto dos cearenses beneficiados. No Ceará, não faltam motivos para se comemorar. O número de transplantes cresceu 528% nos últimos dez anos, segundo o balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Foram apenas 198 cirurgias no ano de 2001 e, conforme o órgão, 1.244 em 2011. Em todo o País, foram 23.397.

Esse sucesso todo coloca o Estado, hoje, em 4º colocado no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, com 9.337 transplantes, Santa Catarina, 1.912, e Rio Grande do Sul, com 1.670 cirurgias.

Mesmo com todo esse montante, a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa) ainda questiona os dados apresentados ontem. Diz que o número final é ainda maior que o apresentado, um total de 1.295 no ano passado, contra 875 em 2010. Só neste ano, foram 123 pessoas que ganharam o direito à vida, foram beneficiadas com um coração, fígado, pâncreas ou rim novo, vindo da boa-vontade e solidariedade da sociedade.

Com relação ao número de doadores cujos órgãos foram transplantados com êxito, o Ceará se posiciona, nacionalmente, como a 5ª melhor posição no Brasil. Foram 140 doadores, entre janeiro e dezembro de 2011. O Estado contabilizou 124 doadores múltiplos, 2º lugar do País. Durante o ano, foram 373 notificações, com 257 entrevistas feitas com os familiares e 60% de aceitação da proposta.

Retrato

O perfil dos doadores é bem variado. O balanço divulgado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) revela que a maioria dos doadores são do sexo masculino; 96 homens contra 52 mulheres. Entre os óbitos, 77 foram por conta de traumatismo crânio-encefálico (TCE) e 68 por conta de acidente vascular cerebral (AVC).

A faixa etária dos doadores se concentra, na maioria, entre 18 e 40 anos, 66 pessoas nessa idade. Entre 41 e 60, foram 45 óbitos, 23 com mais de 60, 12 pessoas entre 12 e 17 anos e apenas dois doadores entre 6 e 11 anos.

O Ceará bate recordes também em pontos setorizados. Com relação aos transplantes por cada milhão da população, o Estado ficou, em 2011, com a liderança na “corrida” da doação de fígado, com a taxa de 18,6. A vice-liderança foi do Ceará com relação às cirurgias de coração, um índice de 3, perdendo para o Distrito Federal, 3,5.

Sobre transplante de pulmão, o Ceará foi parabenizado pelas inovações de ter realizado, no começo da semana, o primeiro transplante bilateral do Norte e Nordeste. O coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Borba, afirma: “começamos a romper a dificuldade de acesso à tecnologias mais completas, com transplantes inovadores de pulmão no Ceará”.

Nordeste

O Ceará impulsionou os índices do Nordeste, considerado pelo Ministério da Saúde como uma região destaque, com grande crescimento. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou ontem, que, devido à complexidade dos procedimentos, os transplantes se concentram na região Sudeste (54% do total das cirurgias) e Sul (19%), que apresentam maior desenvolvimento.

“Hoje, essa região responde por 16% dos transplantes, contra 8% em 2011. O foco do Ministério da Saúde é reduzir diferenças regionais. O Ceará está entre os quatro Estados com melhores índices”, esclarece. Segundo ele, em 2011, o Brasil teve o maior aumento anual em números de transplantes da década, com 2.357 cirurgias a mais que em 2010. A média de acréscimo foi de 1.200 procedimentos por ano. “Superamos a maior marca de transplantes públicos no mundo: mais de 23,3 mil”, afirma o ministro da Saúde, Padilha.

Entusiasmo é fundamental

Não há quem deixe de vibrar com o sucesso no número de transplantes no Brasil e, sucessivamente, também no Ceará. O presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), José Osmar Medina, festeja que tantos estejam sendo beneficiados, ganhando uma nova chance de vida, de futuro.

Para ele, o que tem garantido os bons índices do Estado nordestino é, principalmente, a empolgação das equipes em sempre avançar mais. “Entusiasmo é algo fundamental, importante demais para o êxito. No Ceará, a gente percebe que os técnicos e médicos não se acomodam, lutam por cada órgão. Para crescer mais, não podem deixar a chama da solidariedade se apagar nunca”, comenta o presidente.

Políticas

Osmar Medina fala que uma série de fatores tem favorecido os recordes locais. “A melhoria da capacitação das equipes, a priorização dos gestores, investimentos, enfim, uma nova política que está surgindo no governo do Estado do Ceará. As campanhas, principalmente as de mídia nos jornais, são ótimas ferramentas para sensibilização da população como um todo”, frisa.

Entre essas campanhas, está a iniciativa da Fundação Edson Queiroz “Doe de Coração”, desenvolvida desde 2003. A ação, reconhecida inclusive pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), sensibiliza milhares de pessoas, aumentando o número de doadores efetivos, diminuindo o tempo de espera nas filas e devolvendo esperança às pessoas que esperam por um órgão.

O titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Arruda Bastos, analisa que toda essa euforia com os bons resultados vai impulsionar mais grandes avanços em 2012.

“Tenho uma meta com a Sesa de chegarmos aos dois mil transplantes no fim do ano. Queremos também zerar a fila de transplantes de córneas e garantir não só quantidade, mas qualidade nas cirurgias”, diz.

Arruda Bastos comenta ainda que os números de 2011 são a prova de que a política estadual está gerando efeitos, conquistou a população.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos em Três Lagoas

Primeira cidade do interior de MS a receber a estrutura, município terá mais de 30 dias de serviços especializados gratuitos, visando a redução de filas no atendimento.

Três Lagoas inicia o Natal com espetáculo de luzes e emoção

Cidade recebe decoração ampliada em 22 pontos, inaugura a Cidade do Natal e impulsiona cultura, turismo e economia local.

Três Lagoas terá fim de semana repleto de competições e atividades esportivas

Agenda inclui corrida, basquete, vôlei, futebol de base e Jogos da Melhor Idade em diversos pontos da cidade Três Lagoas se prepara para um fim...