32.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Bancários de Dourados e Campo Grande paralisam agências do Itáu

Geral – 23/04/2013 – 14:04

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Dourados estão realizando desde ontem (22) manifestação em três agências do banco Itaú, na área central de Campo Grande (duas na Rua Cândido Mariano e uma Avenida Afonso Pena). Conhecido como “Projeto Corredor”, a adoção de horários diferenciados foi uma atitude unilateral do Itaú e que atingiu cerca de 450 agências no Brasil.

São muitos os problemas que afligem os bancários nas agências do Itaú. Além do horário estendido e da cobrança de metas abusivas e diárias, a mudança de nomenclatura de cargos de caixa, desvio de função de gerentes operacionais e a falta de funcionários. A vida dos gerentes operacionais também não está fácil. Com a gradual extinção dos cargos de chefes de serviço e supervisores e com a falta crônica de funcionários, eles estão sobrecarregados, sendo deslocados para trabalhar no caixa, sem fazer hora de almoço nem tirar férias completas.

Para a presidenta do Sindicato, Iaci Azamor Torres, a entidade é a favor da ampliação do horário de atendimento. “A proposta dos Sindicatos dos Bancários do país é que os bancos abram das 9h às 17h, com dois turnos de trabalho de cinco horas, mas lembrando de que o banco exclui a população, pois atende apenas até às 16 horas, depois deste horário, a entrada nas agências com horário estendido só é permitida para os clientes do banco”, enfatiza Iaci.

Horário estendido sem solução

Os funcionários do Itaú continuam sofrendo com a adoção de horários diferenciados em centenas de agências por todo o país. A mudança ocorreu unilateralmente e os bancários tiveram de se adequar. A medida trouxe sobrecarga de serviços, causando consequências diretas no emprego, jornada, organização de trabalho e, principalmente, na qualidade de vida dos trabalhadores, fragilizando ainda a segurança de bancários e clientes. De um dia para o outro, muitos perderam cursos, faculdades e sentiram que sua vida pessoal se transformou em caos.

Demissões discriminatórias e assédio moral

Na agência Personalite, da Rua Cândido Mariano, em Campo Grande, os diretores e associados do Sindicato estão em manifestação ontem (22) e hoje (23) para combater algumas atitudes que a gestão do banco Itaú Personalité tem em relação a demissões de mulheres, que na agência vem perdendo o direito de se tornarem mães.

O Sindicato vem lutando contra tais acontecimentos, mas na semana passada houve denúncias de mais uma demissão discriminatória na agência do Itaú Personalité contra as mulheres e assédio moral da administração da mesma.

Para diretora do Sindicato, Janaína Dean “o sindicato sempre combaterá o assédio moral, e principalmente na agência Itaú Personalité, pois as denúncias estão sendo constantes, causando pressão psicológica nos funcionários. Sabemos que é frequente esta atitude por parte dos gestores desta agência. Denunciem o assédio moral no site www.sindicario.com.br”.

Após a manifestação, a direção do Sindicato dos Bancários juntamente com a CONTRAF-CUT, encaminhará ofícios para o Ministério do Trabalho e para o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) para que sejam investigados tais fatos através de denúncias recebidas e aguarda posição de ambos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

No Mato Grosso do Sul, Coronel David foi responsável pela criação do BOPE e do Batalhão de Choque, unidades que hoje são referência no enfrentamento direto às facções.

Licenciamento encerra com 55% de pagamentos em dia no MS

A rotina, que começou em abril com placas finais 1 e 2, envolveu mais de 1,8 milhão de licenciamentos em todo o Estado.