34.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de março, 2026

D.S.T /AIDS Saúde disponibiliza testes para população

Saúde – 23/04/2013 – 13:04

Segundo os responsáveis pelo C.T.A (Centro de Testagem e Aconselhamento) e do S.A.E (Serviço Ambulatorial Especializado) hoje em nosso município é difícil definir o fator de risco de transmissão de doenças sexualmente transmitidas entre homens e mulheres.Por isso a importância de se discutir o assunto em ação de alerta a população.

Atualmente a procura ao Centro acontece com mais frequencia, o que é importante, pois mostra que as pessoas tem se preocupado mais. Qualquer pessoa pode fazer o teste entre as 07h30min e 11h da manhã. Não é preciso estar em jejum. O acesso a preservativos masculinos e femininos ocorre mediante cadastro simples.

Quando o teste é positivo, o paciente já começa a receber cuidados e posteriormente o acompanhamento. Enfermeiros e psicólogos estão disponíveis para auxiliar esse trabalho.

Risco

O período mais preocupante é o que antecede festas em nosso município. Carnavais, Exposições, Folclore e Festas de Final de Ano elevam para 95% o número de relações sem o uso de preservativos.

As entrevistadas ressaltaram que acompanham pacientes soros positivos de todas as idades; o mais novo com 03 anos de idade até idosos com 75 anos.

Elas alertaram também o aumento dos casos de sífilis em nosso município.

Outro programa muito importante desenvolvido pela Secretaria de Saúde é o de acompanhamento para profissionais do sexo. Enfermeiros visitam as casas onde estas profissionais vivem e realizam, além da testagem, palestras de conscientização e informação.

Vale lembrar toda a população a necessidade de se cuidar e fazer os exames. É direito de todo cidadão e esta disponível para todos.

Fonte: Redação / Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Boca de fumo “camuflada” em casa abandonada é descoberta e suspeito acaba preso pela Força Tática

Guarnição apreendeu cocaína, maconha e materiais usados no tráfico após denúncias levarem a esconderijo no Jardim Alvorada.

Granadas são encontradas em ônibus e mobilizam operação do BOPE em Ribas do Rio Pardo

Área da rodoviária foi isolada e artefato explosivo precisou ser detonado de forma controlada; ninguém ficou ferido

Operação conjunta prende três por tráfico de drogas em Água Clara

Ação das polícias Civil e Militar apreende cerca de 14 quilos de maconha e desarticula ponto de armazenamento.