30.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de agosto, 2026

Vitamina E acelera recuperação de ex-fumante

Saúde – 23/04/2013 – 11:04

Ingerir uma forma específica de suplemente de vitamina E pode acelerar a recuperação do indivíduo que para de fumar. Num pequeno estudo, a melhora na função dos vasos sanguíneos associada à adição de vitamina E, potencialmente, se traduz numa redução em 19% do risco de doença cardiovascular.

Fumantes participaram do estudo, interrompendo o vício por uma semana. Depois deste período, os participantes tiveram um aumento da função vascular em média em 2,8%. Aqueles que pararam de fumar e também tomaram um suplemento de vitamina E sob a forma de gama-tocoferol mostraram um acréscimo de 1,5% sobre os 2,8%.

De acordo com os pesquisadores, enquanto estas mudanças na função vascular podem parecer pequenas, outros estudos de larga escala sugerem que melhora de cada 1% da função vacular — ou aumento da dilatação dos vasos sanguíneos —, isto é traduzido em 13% de queda no risco de desenvolver doenças cardiovasculares durante a vida.

  • Este é um estudo de curto-prazo, que mostra efeitos muito promissores – disse o professor associado de nutrição humana da Universidade do Estado de Ohio (EUA), Richard Bruno. – A lógica subjacente é que sabemos que leva muitos anos para que o risco de doença cardiovascular de um ex-fumante seja comparado a de um não fumante.

A pesquisa foi apresentada nesta quarta-feira no Encontro Anual de Biologia Experimental de Boston. O suplemento usado no estudo não é o mesmo que geralmente está disponível nas prateleiras. A vitamina E pode ser encontrada em oito formas diferentes com base em suas estruturas químicas.

Bruno também ressaltou que estudos de longo prazo com mais participantes ainda são necessários antes que a vitamina E seja uma recomendação relacionada à interrupção do fumo. Ao todo, participaram 30 fumantes por volta dos 20 anos que tinham fumado pelo menos meio pacote de cigarros por dia no último ano. Todos os participantes pararam de fumar, e 16 receberam 500 miligramas diárias de gama-tocoferol, enquanto 14 receberam placebo.

Fonte: Extra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura iniciará mudanças no sentido de circulação de quatro vias em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), iniciará na próxima semana o processo de alteração no sentido de...

Prefeitura realiza capacitação sobre o Sistema de Condicionalidades do Bolsa Família para profissionais da Assistência Social

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou, na sexta-feira, dia 7 de agosto de 2026, uma...

Três Lagoas recebe espetáculo circense gratuito “Clássicos do Picadeiro” neste sábado (15)

A Praça Ramez Tebet, em Três Lagoas, recebe uma tarde de humor, música e tradição circense no próximo sábado, dia 15 de agosto. O...
error: Conteúdo Protegido