23.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 8 de agosto, 2025

Jujubas, balas e chocolates, agora, podem ser remédios

Saúde – 23/04/2013 – 10:04

Jujubas trazem em sua fórmula vitaminas para as crianças Foto: Divulgação

Jujubas, bombons, balas, tabletes de chocolate, sorvetes e pirulitos agora também podem ser medicamentos. Tendência crescente nas farmácias de manipulação do Brasil, a fabricação de fórmulas em formatos diferenciados e com sabores agradáveis tem por objetivo facilitar a administração da droga e tornar mais prático o tratamento. No entanto, a produção com tais características só é possível quando o médico ou o nutricionista especifica isso na receita.

Em geral, os medicamentos elaborados em forma de guloseimas são vitaminas, emagrecedores e suplementos alimentares, raramente drogas controladas. O público-alvo é formado por crianças e idosos, que costumam ter mais dificuldade para engolir cápsulas e lidar com o gosto amargo.

  • A adesão ao tratamento aumenta muito – diz o farmacêutico Rodrigo Abdala, da Analítica Farmácia de Manipulação.

Segundo ele, a fabricação de remédios usados no combate a doenças em forma de doces não é usual por medida de segurança:

  • Uma fórmula dessas para criança, por exemplo, não pode ser uma bala gostosa, senão pode induzi-la a querer mais ou a comer escondido.

Medicamentos em novos formatos: tabletes de chocolate podem ter emagrecedores Foto: / Divulgação

Medicamentos com função de cosmético – como balas de colágeno para firmar a pele; e sachês à base de glucosamina, que, misturados à água, viram sucos usados na prevenção à osteoporose – também têm espaço entre os novos formatos.

De acordo com a farmacêutica Fabiane De Conto, da De Conto Farmácia de Manipulação, a vantagem dos sachês é que eles têm uma dosagem mais alta dos princípios ativos em comparação às cápsulas. Dessa forma, em vez de tomar várias pílulas por dia, consome-se apenas um sachê para obter o efeito terapêutico necessário.

Os especialistas alertam, no entanto, que os medicamentos em forma de balas e chocolates não devem ficar ao alcance das crianças, assim como os remédios tradicionais. Toda medicação deve ser guardada em armário ou gaveta com chave.

Fonte: Extra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS prorroga inscrições dos concursos da Policia Civil e SAS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração), informa a prorrogação das inscrições do Concurso Público...

Adolescente é apreendido com drogas durante patrulhamento da Força Tática no Novo Oeste

Jovem foi flagrado com crack, cocaína e maconha em local já conhecido por outras ações de tráfico nesta quarta-feira

Três Lagoas lidera exportações de Mato Grosso do Sul em 2025

Município respondeu por 16,46% das vendas externas do Estado de janeiro a julho, puxadas pela celulose.