22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Fabricantes levam carros mais caros ao Salão de Xangai

Economia – 20/04/2013 – 13:04

O ritmo acelerado de crescimento do mercado chinês já mudou o gosto do consumidor local. O que se observa ao dar os primeiros passos nos corredores do Salão de Xangai, que abriu as portas neste sábado (20) à imprensa especializada, é que as montadoras investem cada vez mais em SUVs, crossovers e modelos esportivos, deixando um pouco de lado os sedãs mais baratos e econômicos como o Volkswagen Santana.

Quem ganha a vez nesta edição são modelos como BMW X4, Mercedes-Benz GLA, Citroën DS Wild Rubis, Maserati Ghibli e o local Chery Beta 5 Concept.

O que mudou o gosto do consumidor chinês? Assim como no Brasil, o dinheiro disponível no bolso para comprar automóveis. A classe média aumentou nos últimos anos e enriqueceu.

Sem perder tempo, as montadoras começaram a investir em carros maiores, mais potentes e mais equipados. Assim como Xangai imita as grandes metrópoles norte-americanas, os chineses com dinheiro querem o mesmo glamour dos mercados já consolidados, como Estados Unidos e Europa.

E aqui ninguém está muito preocupado com gasto de gasolina ou poluição.

Mesmo assim, enquanto do lado de fora as pessoas enfrentam o trânsito caótico de uma Xangai de ar seco e poluído, do lado de dentro do salão as montadoras tentam mostram seus carrões com etiquetas de baixa emissão e economia de combustível, além de versões híbridas e elétricas.

No entanto, tais informações passam despercebidas pelos dedos do público, que avaliam o desenho da carroceria e o acabamento dos carros com muito cuidado, mas em busca de status.

O Salão do Automóvel de Xangai fica aberto até o dia 29 deste mês.

Jac S30 (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia