33.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Bebê fica mais calmo quando é carregado pela mãe

Geral – 20/04/2013 – 12:04

Um novo estudo confirma o que muitas mães sabem por instinto: levantar-se e carregar um bebê agitado tem efeito relaxante. Os especialistas do Bran Science Institute, no Japão, monitoraram 12 bebês de idades entre 1 e 6 meses e descobriram que aqueles que eram carregados por suas mães ficavam mais relaxados do que aqueles cujas mães estavam sentadas.

Independentemente da intensidade da caminhada da mãe, os bebês agitados quando carregados sofrem mudança automática de comportamento. Os cientistas notaram que os batimentos cardíacos diminuem consideravelmente, o choro cessa e os músculos ficam menos rígidos.

“Carregar a criança pode ajudar a parar o choro e é uma alternativa para as mães de acalmar irritações de seus filhos a curto prazo, como um susto provocado por barulho ou a dor de uma vacina”, declarou o autor do estudo Kumi Kuroda. Publicada no jornal Current Biology, a pesquisa não conseguiu descobrir os motivos para essas alterações e ressalta a necessidade de mais investigações.

Esteja a mãe andando ou sentada, colo de mãe é bom em qualquer situação. Perto dela, o bebê sente-se em casa, reconhece o cheiro e os batimentos cardíacos que lhe é familiar. “O colo dá segurança e tranquilidade à criança, além do toque, da voz e do olhar afetuoso da mãe. Por isso, não raro o bebê para de chorar quando está em seus braços”, diz a pediatra Maria Esther Ceccon, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo. E as mães também sentem os benefícios de um bom colinho, afinal, não tem coisa mais gostosa do que estar pertinho do filho, não é?

Fonte: Crescer

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em Mato Grosso do Sul

Procedimento marca avanço tecnológico e melhora na recuperação dos pacientes da rede pública estadual

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.

CEM passa a realizar vasectomias em Três Lagoas a partir de novembro

Procedimento será ofertado via regulação do SUS e integra ações do Novembro Azul para ampliar o cuidado com a saúde do homem. Em alusão ao...