27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Akira Otsubo vota a favor de menor tempo de contribuição para aposentadoria

Política – 18/04/2013 – 16:04

Akira Otsubo vota a favor de menor tempo de contribuição para aposentadoria

O deputado federal Akira Otsubo (PMDB-MS) votou ontem (17/04) a favor do Projeto de Lei Complementar (PLP) 277/05, que permite às pessoas com deficiência se aposentarem com menos tempo de contribuição à Previdência Social, ou, no caso da aposentadoria por idade, solicitarem o benefício cinco anos antes do prazo atual. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Para os casos de deficiência grave, o tempo de contribuição para aposentadoria integral de homens passa dos 35 para 25 anos; e de mulheres, de 30 para 20 anos. Quando a deficiência for moderada, as novas condições para aposentadoria por tempo de contribuição passam a ser de 29 anos para homens e de 24 para mulheres. Caso a deficiência seja leve, esse tempo será de 33 anos para homens e 28 para mulheres.

Já a aposentadoria por idade passa de 65 para 60 anos, no caso dos homens, e de 60 para 55 anos, no caso das mulheres, independentemente do grau de deficiência. A condição é o cumprimento de um tempo mínimo de 15 anos de contribuição e comprovada a deficiência por igual período.

Regulamento do Executivo definirá as deficiências consideradas graves, moderadas e leves para a aplicação da lei.

A proposta foi aprovada por unanimidade (361 votos) e será enviada à sanção presidencial. O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei Complementar 277/05, do ex-deputado Leonardo Mattos.

Para o deputado sul-mato-grossense, a aprovação da matéria representa o respeito à pessoa com deficiência, que a cada dia ocupa mais cargos nos setores privado e público. “É uma das formas da sociedade brasileira reconhecer o esforço dos portadores de necessidades especiais”, destacou Otsubo.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Adriana Silva lança livro sobre violência doméstica e superação

“Uma Flor Silenciada no Jardim” foi lançada na sexta-feira (7); obra fal sobre as marcas emocionais da violência contra a mulher A psicanalista e escritora...

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro

Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembroBeneficiários ainda poderão...

Adolescente é apreendida por tráfico em ação da GETAM na Vila Piloto

Jovem de 17 anos estava com porções de crack e dinheiro durante patrulhamento, onde namorado também foi levado à delegacia.