Geral – 16/04/2013 – 15:04
Após reclamações das emissoras sobre os dados de audiência, o Ibope resolveu acalmar seus clientes.
Segundo informações da coluna “Outro Canal”, na semana passada o instituto enviou um comunicado revelando que implementou recentemente algumas atualizações das estimativas socioeconômicas da população brasileira e o impacto delas nas amostras dos dados.
O Ibope contou que atualizou as informações de sua amostragem, como faz todos os anos, acompanhando a evolução de variáveis que impactam o consumo de programas na TV, como nível socioeconômico, zona geográfica, idade do dono da casa, tamanho da família, presença de crianças e consumo de TV paga.
As novas estimativas influenciam a amostra da aferição de audiência, onde houve uma queda no número de domículos das classes D e E.
Houve também um aumento significativo da penetração da TV por assinatura no Brasil.
Já a participação do número de residências com a presença de crianças de até 12 anos caiu dois pontos percentuais. O SBT reclama sobre a queda do público infantil.
Procurado, o Ibope não quis falar sobre o caso.
Fonte: Na TV


