32.9 C
Três Lagoas
domingo, 3 de agosto, 2025

Oposição pede investigação sobre fraude no Minha Casa Minha Vida

Economia – 15/04/2013 – 20:04

A oposição reagiu no Senado às denúncias reveladas pelo GLOBO sobre a existência de um esquema que usa empresas de fachada por ex-servidores do Ministério das Cidades com o objetivo de fraudar o Minha Casa Minha Vida, principal programa habitacional do governo federal. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para que o ministro da pasta, Aguinaldo Ribeiro, preste esclarecimentos sobre os fatos. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentou um requerimento para verificar, por intermédio de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), a legalidade das empresas que operam no programa, bem como os resultados da aplicação desses recursos.

— O noticiário de fim de semana trouxe o registro de um vício, que é a utilização do sonho da casa própria, por parte de pessoas inescrupulosas, algumas das quais aninhadas, hoje, ou ainda recentemente aninhadas no governo, para ganhar dinheiro ilicitamente. É um esquema ao mesmo tempo audacioso e grosseiro — acusou Aloysio.

O senador citou ainda o fato de a empresa RCA Assessoria em Controle de Obras e Serviços, apontada como sede do esquema, ter entre os sócios ex-servidores do Ministério das Cidades: Daniel Vital Nolasco, ex-diretor de Produção Habitacional até 2008 e filiado ao PCdoB; o ex-garçom do ministério José Iran Alves dos Santos; e Carlos Roberto de Luna. Um ex-sócio da empresa afirma que a RCA, ao mesmo tempo, representa os agentes financeiros, toca as construções e é responsável pelas medições e fiscalizações.

— Temos, inclusive, que preservar o programa do loteamento político, porque na reportagem citada há claramente menção ao fato de que alguém colocado como um agente de um determinado partido político, no caso o PCdoB, estava lá exatamente à frente dessa operação. Creio que o Tribunal de Contas está aí para isso e nós vamos acioná-lo — afirmou o senador.

Álvaro Dias afirmou na tribuna que visitou, durante o fim de semana, um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida, na cidade de Londrina, no norte do Paraná, e apontou que existem irregularidades na construção, como rachaduras, falta de esgoto, bueiros entupidos, falta de posto de saúde, escola ou creche nas proximidades. De acordo com o senador, além da denúncia de fraude, há má qualidade na execução das obras do programa.

— Há que se impor rigor maior na liberação dos recursos para a construção dessas moradias. A realização do sonho da casa própria não pode se tornar um pesadelo. O que constatei em Londrina não é um fato isolado. Certamente se repete em muitas partes do Brasil, em muitas cidades. A sensação que se dissemina é que a cultura da transgressão ganhou contornos preocupantes em nosso país. A primeira indagação que deve ser apresentada ao ministro é se não há nenhum mecanismo de fiscalização e controle no próprio ministério. O governo possui mecanismos de fiscalização e controle, mas demonstram ineficácia visível. Em nenhum dos escândalos que foram anunciados pela imprensa do país, notou-se a presença de qualquer mecanismo de controle e fiscalização do governo — apontou o senador.

O líder do DEM, José Agripino (DEM–RN), sugeriu que o Ministério Público seja acionado para investigar o esquema.

— Vou propor ao meu partido que entremos com uma ação. Porque o Minha Casa Minha Vida é recurso federal. Que se entregue ao Ministério Público Federal a investigação deste fato denunciado, porque ele é gravíssimo — pontuou.

Fonte: Extra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Celular no chuveiro? Saiba os riscos e por que evitar o hábito

Vapor e umidade afetam componentes internos, mesmo em aparelhos com resistência à água O hábito comum de levar o celular para o banho pode trazer...

Incentivo fiscal faz vendas de carros populares subirem mais de 11%

Iniciativa do governo federal já reduz preços e aquece setor automotivo com isenção de IPI para modelos mais eficientes As vendas de veículos 1.0 cresceram...

Lula cresce e Bolsonaro recua em cenário eleitoral de 2026, aponta pesquisa

Presidente cresce no segundo turno e mantém vantagem também no primeiro; Bolsonaro segue inelegível, mas é incluído em cenário hipotético O presidente Luiz Inácio Lula...