21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 17 de abril, 2026

Nicólas Maduro é eleito presidente da Venezuela

Internacional – 15/04/2013 – 08:04

Foto: Divulgação

Maduro, herdeiro político de Chávez, venceu a disputa

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, “herdeiro político” do chavismo, foi eleito neste domingo (14) presidente do país, em votação realizada 40 dias após a morte do líder Hugo Chávez.

Em uma vitória já prevista, mas por uma margem de 1,59 ponto percentual, muito mais apertada do que o esperado, ele superou o oposicionista Henrique Caprilese vai governar o país sul-americano até 2019.

Maduro teve 50,66% dos votos, contra 49,07%, segundo Tibisay Lucena, chefe do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela.

Ela afirmou que os resultados são irreversíveis, pediu respeito a eles e aconselhou os venezuelanos a se manterem em casa.

Falando a uma multidão de chavistas desde o Palácio de Miraflores, Maduro disse que sua vitória foi “justa e legal” e prometeu manter as conquistas dos 14 anos de governo Chávez.

A notícia foi recebida com fogos de artifício pelos chavistas. Manifestantes da oposição, que acreditavam na vitória de Capriles, foram às ruas batendo panelas em protesto contra o resultado.

Acusação de fraude

Pouco antes do anúncio, o oposicionista Capriles insinuou uma suposta tentativa de fraude, mas foi rechaçado pelo governo, que o acusou de “irresponsabilidade”.

Maduro foi eleito após uma campanha curta, feita ainda sob a emoção da morte recente de Chávez, e terá como desafio dirigir uma nação dividida.

Ao votar neste domingo, ele afirmou que não fará um “pacto” com a “burguesia”, seguindo na linha chavista de acirrar o confronto de classes no país.

Menos carismático que o “Comandante”, ele vai precisar manter a unidade do chavismo e encontrar um estilo próprio de governar, após 14 anos do governo personalista de Chávez.

A crise econômica e a violência são alguns dos principais desafios que ele terá pela frente.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de calor e possibilidade de chuva isolada em Três Lagoas

Temperaturas variam entre 23°C e 33°C, com muitas nuvens ao longo do dia e umidade chegando a 80%

Foragido por tentativa de homicídio no Paraná é capturado pela Polícia Civil em Três Lagoas

Suspeito de 26 anos era investigado por dupla tentativa de assassinato e foi localizado após operação do SIG

Com R$ 960 mil em emendas, Marcos Pollon fortalece saúde, social e segurança em Naviraí

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) destinou R$ 960 mil em emendas parlamentares para o município de Naviraí, garantindo recursos importantes para o fortalecimento...