Educação – 12/04/2013 – 16:04
O diretor do Senai, Jesner Escandolhero, e os superintendentes do Sesi, Michael Gorski, e do IEL, Bergson Amarilla, participaram de reunião em Brasília (DF)
Durante os três dias do encontro entre os diretores e superintendentes do Sesi, Senai e IEL de todo o País, realizado de quarta (10/04) à sexta-feira (12/04) em Brasília (DF), os dirigentes das três entidades em Mato Grosso do Sul alinharam as ações para melhorar o atendimento prestado às indústrias estaduais ao longo deste ano. Segundo o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, o encontro foi importante para estabelecer uma visão articulada de planejamento nacional, construída a partir do entendimento entre todas as partes.
“Nosso lema é, portanto, ampliar a sinergia, respeitando a linha de autonomia de cada sistema federativo. Afinal, temos um desafio de treinar 7,2 milhões de trabalhadores para a indústria até 2014 e, por isso, os projetos nas áreas de educação profissional, educação executiva e qualidade de vida foram destaques do encontro”, reforçou Rafael Lucchesi. Nesse sentido, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, destacou a possibilidade de entrada da entidade na Rede e-Tec Brasil com a oferta gratuita de cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional na modalidade a distância pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “O programa amplia as ofertas e fortalece a educação profissional expandindo sua ação por todo território nacional”, declarou.
Jesner Escadolhero detalha ainda que em outubro deste ano o Senai Nacional vai realizar uma avaliação dos concluintes dos cursos técnicos da entidade em todo o Brasil para checar o desempenho dos alunos. “Esse vai ser o instrumento usado para indicar os caminhos para uma gestão apropriada com a realização de cursos sempre buscando a melhoria do ensino e da formação dos alunos. Também durante o encontro discutimos as atualizações das ocupações e modalidades da próxima etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai, que será realizada em 2014, além de tratar sobre a WorldSkills de 2015, que será no Brasil”, pontuou.
Sesi
Já o superintendente do Sesi, Michael Gorski, avaliou que a reunião estabeleceu uma visão articulada de planejamento nacional, permitindo a padronização das metas, assim como também na forma de atendimento, que passa a ser uniforme em todos os Estados, além de permitir uma troca de experiências entre as federações. “É importante alavancar todas as áreas para contribuir para o crescimento da indústria, não só no investimento em educação profissional, como na qualidade de vida e saúde, oferecendo mais condições de melhorar a produção e estrutura para os trabalhadores”, ressaltou.
Michael Gorski acrescenta que foram detalhados os serviços de qualidade de vida para combater o absenteísmo nas empresas, que desejam racionalizar suas ações da problemática epidêmica das ausências ao trabalho. Além disso, as escolas da Rede Sesi estão em constante treinamento dos professores, por meio de parcerias com instituições internacionais para melhorar a capacitação dos docentes e dar condições de melhorias na metodologia e qualidade de ensino. “Será lançado um portal de educação que vai ser útil para os alunos como uma ferramenta de pesquisa, para os pais como uma forma de acompanhamento dos filhos e para os professores como um meio de buscar elementos para melhorar a qualidade da aula”, contou.
Ele informou que outra novidade é a disponibilização do Cartão Sesi Benefícios, que visa a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, com a facilidade e comodidade de desconto em folha de pagamento. “Com este cartão, os associados terão acesso a serviços odontológicos, compras de produtos farmacêuticos, compras de produtos em supermercados credenciados, compras de produtos em livrarias e papelarias credenciadas e parcerias de descontos em cinemas, teatros e clube de férias”, afirmou, completando que o Sesi receberá novas unidades móveis de informática, oftalmologia, audiometria e médica.
IEL
Na área de atuação do IEL, o superintendente Bergson Amarilla destacou que, preocupado com a crescente exigência de preparo e qualificação para enfrentar os desafios do mercado, o Instituto assinou uma parceria em educação com a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, para a oferta de cursos em educação à distância a partir de junho voltados para a área de gestão. “É um grande ganho de excelência e um modelo bastante prático que atinge o maior número de gestores em todo o Brasil e promove a discussão atualizada de abordagens e práticas de gestão”, disse.
Já na área de consultoria em educação, Berson Amarilla explica que o IEL também está implantando um projeto que vai atender não só a indústria, também como a gestão pública em qualificação, educação e gestão. “Com essa iniciativa, o IEL amplia sua atuação e passa a atuar não somente com as empresas, como também atua com as prefeituras”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação