31.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 7 de agosto, 2025

Inglesa recebe sistema que drena fluido cerebral e cura dor de cabeça

Saúde – 12/04/2013 – 10:04

Sam Chaplin, 26 anos, passou por procedimento

que retira o excesso de fluidos cerebrais e os

encaminha para o estômago (Foto: Caters)

Uma jovem inglesa de 26 anos conseguiu curar suas fortes dores de cabeça, que a deixavam incapaz de fazer qualquer coisa, ao implantar em seu corpo um sistema que drena o excesso de fluidos produzidos pelo cérebro e os envia para o estômago.

Sam Chaplin sofre de uma condição chamada de hipertensão intracraniana idiopática, um raro transtorno neurológico que aumenta a pressão interna no cérebro e causa dores de cabeça intensas, que podem até causar cegueira.

Essa doença normalmente atinge mulheres jovens e obesas. Sam começou a sentir os primeiros sintomas em janeiro de 2010, enquanto trabalhava em um pub.

Inicialmente, ela pensou que tinha um tumor cerebral, mas os médicos conseguiram detectar seu real problema.

Segundo a Caters, a inglesa chegou a ficar de cama e os médicos acreditavam que ela podia sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) a qualquer momento.

Após ser diagnosticada com hipertensão intracraniana idiopática, foi sugerida a realização de um procedimento cirúrgico que resultaria no desvio do excesso de fluido cerebral para o estômago.

A técnica realizada em Sam é chamada de derivação ventrículo-peritoneal (DVP), um sistema utilizado no tratamento de hidrocefalias. O sistema foi implantado junto ao cérebro e interligado ao estômago, permitindo que a paciente consiga digerir seu próprio líquido cerebral, aliviando a pressão no cérebro.

“Antes, minha vida era muito infeliz. Eu passava meus dias na cama ou deitada no sofá, sentindo pena de mim. Ficava sob efeito de remédios, que claramente não estavam funcionando. Por isso quando me foi apresentada a chance de fazer o procedimento eu a agarrei”.

Fonte: Bem Estar

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dentista de Três Lagoas celebra conquista histórica

Maria Fernanda Martins Ortiz Posso será a primeira mulher sul-mato-grossense na Academia Brasileira de Odontologia e compartilha trajetória em entrevista ao Jornal da Manhã

Homem é preso em flagrante após ameaçar matar esposa e sogra em Água Clara

Sogra procurou a polícia com áudios de WhatsApp em que o suspeito dizia que ‘daria um tiro’ na companheira, onde prisão ocorreu durante operação

Delegada ministra palestra sobre violência doméstica a colaboradores da Suzano em Três Lagoas

Ação de conscientização, realizada no "Agosto Lilás" destaca tipos de violência, canais de denúncia e o papel da sociedade no enfrentamento ao problema