23.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro, 2025

Depois da Bahia, policiais ameaçam entrar em greve em nove Estados

Geral – 07/02/2012 – 17:02

A reboque do protesto que ocorre na Bahia, associações de soldados e cabos em nove Estados ameaçam também entrar em greve caso o Congresso Nacional não desengavete a tramitação da chamada PEC 300, que estabelece o piso salarial nacional para os policiais militares.

Os Estados considerados em “iminência” de paralisação, segundo blogs que acompanham a greve dos policiais, são Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins e Roraima.

“As greves têm 100% a ver com a paralisação da PEC 300. Embora seja a última alternativa, existe sim a iminência de que ela se alastre por outros Estados”, afirma o soldado Fernando Almança, criador do blog pec300.com, e que atua em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

Além da Bahia, pelo menos nove outros Estados já deflagraram greve nos últimos anos: Amazonas, Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, e Rio de Janeiro.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), nega que haja pressão sobre o Congresso para aprovar a PEC 300. “Não podemos misturar uma coisa com a outra, são completamente diferentes”, disse ontem o petista. “O tema da remuneração dos servidores públicos estaduais precisa ser discutido nos Estados. Não podemos trazer de forma nenhuma esse debate para o Congresso Nacional”.

Para o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), contudo, a indefinição sobre o piso salarial dos policiais pode levar a novos levantes nos Estados. “Os policiais militares estão esperando para ver qual será o desfecho da greve na Bahia”, diz Bolsonaro. “O confronto lá pode servir de estopim para que PMs em outros Estados atuem em solidariedade aos colegas e também entrem em paralisação”.

Fonte: Ig

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira tem previsão de instabilidade no clima em Três Lagoas

Atuação de sistema de alta pressão mantém o tempo mais seco, mas o aquecimento diurno ainda pode provocar instabilidades pontuais.

SEMEC suspende atendimento ao público nesta sexta-feira

Expediente externo será interrompido para reunião geral com servidores da pasta A Prefeitura Municipal informou que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura não realizará...

Recursos do Fundo Social para saúde e educação seguem para sanção

Projeto libera verbas do pré-sal fora do Arcabouço Fiscal a partir de 2025 Segue para sanção presidencial o projeto de lei complementar que desbloqueia recursos...