27.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

É verdade que a pílula só protege a partir da segunda cartela?

Geral – 10/04/2013 – 13:04

O que dizem os médicos – De acordo com os médicos ginecologistas, no primeiro mês em que a gente começa a tomar anticoncepcional é importante usar camisinha para garantir a proteção contra a gravidez fora de hora. Isso porque no primeiro mês de uso da pílula o corpo estará se adaptando a ela e, portanto, será necessário um cuidado a mais para evitar a gravidez. Já no segundo mês, tudo certo: o anticoncepcional será o suficiente para você poder fazer sexo sem o risco de engravidar.

E a camisinha? – Aí vale lembrar o seguinte: não basta estar protegida apenas contra o risco de gravidez, não é mesmo? Em tempos de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente de aids, é fundamental o uso da camisinha sempre, em todas as práticas sexuais: sexo anal, oral e penetração vaginal. Ou seja, a dica é: mesmo que você entre no segundo mês de uso da pílula anticoncepcional, não dispense a camisinha. Ela deve fazer parte do kit erótico do casal. Para sempre!

Mais uma dica – Vale lembrar que, para o anticoncepcional ser seguro contra a gravidez, é importante não esquecer nenhuma pílula da cartela e procurar tomar sempre no mesmo horário, diariamente, respeitando a pausa sugerida por cada fabricante (leia a bula!). E consulte também o médico ginecologista que lhe prescreveu o medicamento caso não se sinta bem com ele, a fim de encontrar o método anticoncepcional que seja o mais adequado para o seu corpo.

Fonte: IG Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de Três Lagoas prende homem condenado por homicídio no Jardim Imperial

"Canela" já havia sido condenado por assassinato ocorrido no bairro Interlagos, onde ele também é investigado por outro homicídio, no ano de 2012

Policial afirma que universitária desaparecida foi morta por namorado em assentamento

Em depoimento, PM da reserva diz que Marcos Yuri cometeu o crime e tentou ocultar corpo de Carmen de Oliveira, desaparecida desde 12 de junho em Ilha Solteira

MS registra 7.636 casos confirmados de dengue em novo boletim

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.