26.8 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Harvard e MIT criam universidade gratuita da madrugada

Geral – 04/04/2013 – 12:04

O título dessa coluna, caro ouvinte, não tem um pingo de exagero.

Uma experiência que será apresentada hoje durante seminário de educação no Brasil mostra como Harvard e MIT estão revolucionando a educação no mundo. E já envolve 800 mil estudantes pelo planeta, muitos deles fazendo cursos de madrugada –isso mesmo, de madrugada.

A revolução está na experimentação de ensino a distância, na qual se reinventa o jeito como se ensina e como se aprende. Na visão dos responsáveis por essa plataforma (edX), num futuro breve, não haverá mais salas de aulas como as conhecemos.

Os alunos vão trabalhar em pequenos grupos e os professores, em vez de despejar conteúdos, serão tutores.

Pode-se aprender em qualquer hora e lugar. Isso mexe no sistema de diplomas, no tempo em que o estudante fica na universidade, nas notas, na forma de aferir conhecimento, na entrada no mercado de trabalho.

O responsável por esse projeto, o professor Anant Agarwal, me informa que boa parte dos 800 mil alunos fazem o curso de madrugada. Isso porque já têm mais de 25 anos e trabalham.

Os computadores ajudaram a medir com precisam o que o aluno aprendeu ou deixou de aprender. Os alunos, em fóruns, se ajudam mutuamente.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pix transformou economia e tornou-se indispensável, avaliam setores de MS

Modalidade de pagamento isenta de taxas para pessoas físicas é alvo de investigação dos EUA, sob o comando de Donald Trump

Saiba quais são as vacinas para cada fase da vida

Entenda a importância de se vacinar em todas as fases da vida e saiba o que é necessário para deixar seu cartão vacinal em dia

Domingo tem “O verdadeiro tesouro” na Lagoa Maior

Atividade acontece durante o evento “A Rua é Nossa” e contará com programação cristã voltada exclusivamente às crianças.