15.5 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Delcídio apresenta no dia 16 relatório sobre unificação do ICMS

Política – 01/04/2013 – 18:04

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS), relator do Projeto de Resolução do Senado 001/2013, que prevê a unificação em 4 % das alíquotas do ICMS cobrado nas operações interestaduais, vai apresentar o relatório em 16 de abril. A data foi definida durante audiência pública promovida nesta quinta-feira, 21 de marco, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) , com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“Pedi um prazo maior para apresentar o relatório para que eu tenha tempo para conversar com os senadores e senadoras, secretários estaduais de finanças, governadores e com o Ministério da Fazenda, de tal maneira que venhamos a apresentar um texto que evite prejuízos para os estados, especialmente os do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Vou trabalhar intensamente ao longo das próximas semanas, utilizando os instrumentos disponibilizados pelo governo, como a criação dos fundos de compensação e desenvolvimento, além de mecanismos que irei propor para garantir o equilíbrio das finanças dos estados e o contínuo crescimento do Brasil como um todo, sem queda de receita para nenhuma unidade da federação, principalmente Mato Grosso do Sul”, garantiu o relator.

De acordo com Delcídio, esse esforço vai implicar, naturalmente, no alinhamento entre as duas relatorias, a dele (PRS 001/2013) e a do senador Walter Pinheiro, que trata da Medida Provisória 599.

“É importante registrar também a convalidação dos incentivos, que foram dados por alguns estados, que precisam ser regularizados porque o STF os considerou inconstitucionais. Isso preocupa muito os estados e os investidores e nós vamos também, junto com esse pacote que estamos discutindo, resolver essa questão”, adiantou o senador.

Delcídio elogiou a participação do ministro da Fazenda na audiência convocada pela CAE para instruir o projeto.

“Foi uma exposição muito lúcida e competente do ministro Mantega, onde ele mostrou as perspectivas da economia brasileira. Os números indicam que o Brasil volta a crescer. O governo está fazendo a sua parte, tomando medidas principalmente de desoneração, de redução da carga tributária. Para 2013, estamos prevendo uma redução de carga tributária de cerca de R$ 50 bilhões. E os números da indústria, dos manufaturados, as perspectivas da safra são extremamente favoráveis para este ano. Portanto teremos bons resultados, inclusive com a inflação dentro da banda de flutuação estabelecida pelo Banco Central. Agora, é fundamental que nós trabalhemos na implementação da reforma do ICMS , uma reforma fundamental, que representa talvez mais de 70% de uma reforma tributária mais ampla no Brasil, que tornará o nosso país mais homogêneo do ponto de vista econômico e financeiro”, previu o senador.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...