Educação – 30/03/2013 – 08:03
O Ministério da Educação (MEC) publicou portaria na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União na qual prorroga, até o dia 30 de junho, o prazo para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nova data é válida para todos os contratos, simplificados ou não, assinados no segundo semestre de 2010, primeiro e segundo semestres de 2011 e 2012 e ainda do primeiro semestre de 2013.
O prazo também foi prorrogado para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e também para a dilatação do prazo de utilização do financiamento. Os aditamentos devem ser feitos por meio do Sistema Informatizado do Fies, disponível na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Como funciona o Fies
Podem requerer o financiamento os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) oferecidos por instituições de educação superior participantes do Fies. Os candidatos ao benefício devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, de acordo com a renda familiar mensal bruta e com o comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Apenas estudantes com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento. Maiores informações podem ser obtidas na página do Fies na internet.
Fonte: Portal Terra / Reprodução/Google