19.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Senado aprova reconstrução de mama pelo SUS logo após mastectomia

Saúde – 27/03/2013 – 16:03

O Senado aprovou nesta terça-feira projeto que obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a realizar cirurgia de reconstrução dos seios em mulheres com câncer de mama logo após realizarem a mastectomia (cirurgia de retirada da mama).

A legislação já prevê a reconstrução, mas não estabelece prazo para a realização da cirurgia –o que deixa muitas mulheres sem os seios reconstituídos por tempo indeterminado.

O texto estabelece que a cirurgia da reconstrução não deve ser realizada paralelamente à mastectomia caso haja contraindicação médica ou recusa da paciente. Mas determina que o procedimento ocorra assim que a paciente tiver condições físicas para realizá-la, sem ter que aguardar vagas ou médicos disponíveis.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e da Sociedade Brasileira de Mastologia, das cerca de 20 mil mulheres que precisam fazer cirurgia de retirada das mamas, menos de 10% saem dos centros cirúrgicos com os seios reconstruídos.

Relatora do projeto, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que a medida vai beneficiar especialmente mulheres de baixa renda, sem acesso à cirurgia de reconstrução das mamas. De autoria da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), o projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff porque já foi aprovado na Câmara.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 261 vagas de emprego nesta terça-feira

Vagas são atualizadas diariamente; interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador no Centro de Três Lagoas para se candidatar

MS fecha junho com saldo positivo de 2,7 mil empregos formais

Estado mantém trajetória de crescimento no emprego formal e alcança 5º lugar no ranking nacional de geração de vagas em 2025

Prefeitura realiza mutirão para atualização do CadÚnico em Três Lagoas

Mais de 50 famílias foram atendidas no CRAS Ana Maria Moreira no último sábado (2)