22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Senado aprova reconstrução de mama pelo SUS logo após mastectomia

Saúde – 27/03/2013 – 16:03

O Senado aprovou nesta terça-feira projeto que obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a realizar cirurgia de reconstrução dos seios em mulheres com câncer de mama logo após realizarem a mastectomia (cirurgia de retirada da mama).

A legislação já prevê a reconstrução, mas não estabelece prazo para a realização da cirurgia –o que deixa muitas mulheres sem os seios reconstituídos por tempo indeterminado.

O texto estabelece que a cirurgia da reconstrução não deve ser realizada paralelamente à mastectomia caso haja contraindicação médica ou recusa da paciente. Mas determina que o procedimento ocorra assim que a paciente tiver condições físicas para realizá-la, sem ter que aguardar vagas ou médicos disponíveis.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e da Sociedade Brasileira de Mastologia, das cerca de 20 mil mulheres que precisam fazer cirurgia de retirada das mamas, menos de 10% saem dos centros cirúrgicos com os seios reconstruídos.

Relatora do projeto, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que a medida vai beneficiar especialmente mulheres de baixa renda, sem acesso à cirurgia de reconstrução das mamas. De autoria da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), o projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff porque já foi aprovado na Câmara.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...