31 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Saúde estende vacina contra a gripe a um novo grupo de pessoas

Saúde – 26/03/2013 – 14:03

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que ocorre no período de 15 a 26 de abril próximo.

Para este ano, o Ministério da Saúde estendeu a vacina a todas as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas. No entanto, para garantia do próprio paciente, essas pessoas portadoras de morbidades crônicas deverão apresentar receita médica, “segundo a indicação clínica, de acordo com a categoria de risco individual, para poderem receber a vacina”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja.

A receita pode ser prescrita por médico particular ou da rede pública, mas “é obrigatório levar essa receita, que deve ser providenciada com antecedência para evitar filas ou correr o risco de perder a oportunidade da vacina”, orientou Humberta.

A Campanha Nacional contra a Influenza em 2013 está marcada para o período de 15 a 26 de abril, em todas as Unidades de Saúde de Três Lagoas.

O “Dia D” da vacinação será no próximo dia 20 de abril, um sábado, quando estarão a serviço da população, equipes da Saúde em todas as Unidades dos Bairros, Pronto Atendimento (Postão) e também na Feira Livre, na Avenida Rosário Congro, no Centro.

Grupo Prioritário

Para a campanha contra a gripe, neste ano de 2013, o grupo prioritário de vacinação compreenderá as seguintes pessoas: crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional); e, neste ano, estendida também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de gripe influenza.

Em 2012, quando ainda estavam de fora as pessoas portadoras de doenças cônicas, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 12.603 doses da vacina antigripal.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todos os grupo foi de 80%. No entanto, a cobertura total da campanha de 2012 chegou a 85,20%.

Para 2013, o Setor de Imunização estima que deverão ser aplicadas 14.792 doses da vacina, levando em consideração a inclusão de mais pessoas ao grupo prioritário para a vacinação.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados