33 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Suécia realiza os primeiros transplantes de útero de mãe para filha

Saúde – 24/03/2013 – 12:03

Uma equipe de médicos da Universidade de Gotemburgo e do Hospital Universitário Sahlgrenska, ambos na Suécia, realizaram no fim de semana passado os dois primeiros transplantes de útero de mãe para filha no mundo. A notícia foi anunciada nesta terça-feira (18) pelas instituições.

Sem identidade revelada, as duas mulheres beneficiadas são da faixa dos 30 anos e receberam os úteros de suas respectivas mães. Uma delas teve o órgão removido há muitos anos, após receber um tratamento contra o câncer de colo uterino, e a outra havia nascido sem útero.

Saiba mais.

Em agosto do ano passado, uma equipe de médicos turcos em Antalaya realizou com sucesso o primeiro transplante destas características em uma jovem de 21 anos, mas a doação foi recebida de uma paciente falecida.

“Mais de dez cirurgiões participaram das operações, que foram realizadas sem complicações. As mulheres que receberam novos úteros estão bem, embora cansadas”, afirmou em comunicado Mats Brännström, professor de obstetrícia e ginecologia da Universidade de Gotemburgo e coordenador da equipe.

Os transplantes são os resultados de um amplo trabalho de pesquisa iniciado em 1999 pelo próprio Brännström na universidade. O projeto resultou na publicação até agora de cerca de 40 artigos científicos e envolve 20 cientistas, médicos e especialistas.

Antes das operações as duas mulheres foram submetidas à fecundação in vitro e os embriões foram congelados. Agora deverão esperar um ano para que esses embriões sejam implantados e, assim, tentar ficar grávidas, explicou Brännström em um vídeo divulgado pela Universidade de Gotemburgo.

“Há boas possibilidades que possam ter filhos”, disse o especialista sueco.

A Cerca de 15% das mulheres são estéreis, e entre 0,5% e 1% dos casos obedece a deficiências no útero, segundo dados desta universidade sueca. Na Suécia, há 2 mil mulheres de 20 à 40 anos de idade que são candidatas potenciais a receber um transplante de útero.

Fonte: Site da Revista Época

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras da Ponte da Rota Bioceânica em MS chegam a 75% e devem ser concluídas em 2026

Infraestrutura internacional vai ligar Porto Murtinho ao Paraguai e fortalecer comércio entre o Mercosul e a Ásia Com 75% da obra já executada, a Ponte...

Violência contra mulheres escancara crise de segurança em Mato Grosso do Sul

Estado registra média de 58 agressões domésticas por dia e já soma 20 feminicídios apenas em 2025 Mato Grosso do Sul se tornou um dos...

Ministério da Saúde libera R$ 40,7 milhões para reforçar bancos de leite humano no país

Verba será destinada a 226 unidades da Rede Brasileira de Bancos de Leite; medida marca o início da campanha Agosto Dourado O Ministério da Saúde...