23 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Especialista recomenda cuidados médicos mesmo para hematomas

Saúde – 23/03/2013 – 13:03

Quedas, esfolões e machucados fazem parte da rotina de quem cuida de crianças. É comum que os pais se perguntem o que devem fazer nessas situações e que itens devem ter em casa para tratar pequenos machucados.

Entre dois e cinco anos, alguns dos acidentes mais comuns são causados por quedas, principalmente de brinquedos como skate, patins ou bicicleta. As crianças devem sempre usar os equipamentos de segurança como capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras. Outro incidente bastante comum são as queimaduras, por isso os pais devem ficar atentos a produtos inflamáveis e evitar que a criança tenha acesso à cozinha.

Os pais devem sempre ter cuidado na hora de tratar os pequenos quando ocorre algum acidente. Os primeiros cuidados devem ser feitos com base no que aconteceu e se há a necessidade de ajuda médica. Cada situação requer uma atitude diferente. Em casos de queimadura, por exemplo, é preciso tirar a roupa do local, cobrir com um pano seco e limpo e se dirigir imediatamente para um hospital. No caso de queimaduras pequenas, é recomendável deixar a área sob água corrente para diminuir a temperatura do local e a dor. Quando ocorrem quedas, os pais devem ver se a criança apresenta alguma deformidade que pode indicar uma fratura. “Se for uma criança que pode responder exatamente o que sente, se sente dor, fica mais fácil”, explica Aramis Lopes, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mutirão do Dezembro Laranja realiza mais de 200 avaliações dermatológicas na Praça Ramez Tebet

Iniciativa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele em Três Lagoas Em alusão à campanha Dezembro Laranja, mês dedicado...

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.