Saúde – 22/03/2013 – 13:03
Na quinta-feira (21), o gerente regional da CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), Aelton Manoel Amâncio de Oliveira, concedeu uma entrevista ao Programa Linha Direta com a Notícia, da Rádio Caçula, apresentado por Ademir Firmino.
Antigo PREVISUL (Plano de Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul), seu papel era de previdência e saúde do Governo do Estado, quando os servidores públicos estaduais estavam sem qualquer cobertura. Foi extinto no final de 2000.
O gerente informou que o convênio, desde 2001, teve um crescimento significativo na região.
A iniciativa da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul) dos Sindicatos de Servidores da Educação, em conjunto com outros representantes servidores, deu início a procura por um plano de saúde.
A idéia de uma terceirização foi cogitada, mas no fim de muitas reuniões e com informações obtidas com a reguladora ANS (Agência Nacional de Saúde), criou-se a CASSEMS.
“A CASSEMS entre 1.000 planos de saúde no Brasil está entre os 100 melhores planos, outros estados estão buscando copiar a CASSEMS é o plano de alta gestão, criado pelo próprio servidor público do Estado”, assegura o gerente.
O convênio vem enfrentado dificuldades, que estão sendo solucionadas. Atualmente, com Três Lagoas, sete hospitais atendem pela CASSEMS no Estado.
O presidente da UNIMED de Três Lagoas, Marco Lúcio, firmou uma parceria com o presidente da CASSEMS, Ricardo Ayache, formando um conselho consultivo por servidores públicos do Estado. Essas reuniões são realizadas no SINTED (Sindicato dos Trabalhadores em Educação).
O Hospital conta com 44 leitos. Por causa da superlotação, um projeto de ampliação de apartamentos está sendo realizado. Com o crivo da ANVISA, a construção terá início.
Duas unidades de UTI, uma adulta e uma neonatal, já foram autorizadas. Parcerias para a construção do Centro de Radiodiagnóstico para ressonâncias e tomografias serão firmadas. A farmácia interna do Hospital, contará com a Hemodinâmica, ala de cateterismo, angioplastia e será uma referência no Bolsão.
Fonte: Redação / Rádio Caçula