27.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Jeans apertado favorece corrimento e soja ameniza sinais da menopausa

Saúde – 22/03/2013 – 12:03

São muitos os mitos e as verdades que rondam a saúde da mulher, desde se uma calça jeans apertada pode favorecer um corrimento vaginal até se consumir soja ajuda a melhorar os sintomas da menopausa.

No Bem Estar desta sexta-feira (22), os ginecologistas José Antônio Marques e Nilson Roberto de Melo tiraram várias dúvidas sobre ciclo menstrual, pílula, cistos e endometriose, entre outros temas. Já a fisioterapeuta Débora Páduae ensinou exercícios para fortalecer o períneo e evitar a incontinência urinária.

A musculatura do assoalho pélvico funciona como uma rede que sustenta todos os órgãos. A flacidez dessa região pode ser causada por vários fatores, como sobrepeso, gestação (geralmente acima de três), disfunção hormonal, parto normal (se for feito um corte no períneo) e excesso de fortalecimento do abdômen.

A fisioterapeuta explica que a queda de hormônios provoca uma perda de fibras musculares, causando o enfraquecimento do assoalho pélvico.

Já o excesso de exercícios para o  abdômen pode provocar perda de urina porque a pressão na barriga empurra os órgãos para baixo.

Segundo Débora, os exercícios para a pelve ajudam no sexo e evitam que as grávidas tenham perda de urina, que o útero ou a bexiga desçam para o assoalho pélvico e que os idosos sofram com incontinência.

Os exercícios devem ser feitos pelo menos três vezes por semana. Faça 30 repetições de dois exercícios, contraia e relaxe a pelve. Depois, contraia novamente, segure por 10 segundos, relaxe a pelve e conte mais 10 segundos. Repita 30 vezes. Essa atividade pode ser feita em qualquer lugar: no banho, dirigindo, andando de bicicleta, etc.

Para saber como movimentar a musculatura da pelve, experimente cortar o xixi. Mas atenção: isso só serve para descobrir como deve ser feita a contração. Os exercícios nunca devem ser feitos durante o xixi, porque isso pode prejudicar a bexiga.

E se você quiser aliviar os sinais da tensão pré-menstrual (TPM), que aumentam após os 35 anos, é indicado fazer atividade física, manter uma alimentação leve e evitar cafeína.

Em alguns casos, os médicos recomendam o uso da pílula anticoncepcional, porque ela ajuda a tratar a TPM e melhora a cólica.

 

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Policial afirma que universitária desaparecida foi morta por namorado em assentamento

Em depoimento, PM da reserva diz que Marcos Yuri cometeu o crime e tentou ocultar corpo de Carmen de Oliveira, desaparecida desde 12 de junho em Ilha Solteira

MS registra 7.636 casos confirmados de dengue em novo boletim

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Ação piloto da SES em Inocência será modelo para municípios de MS em expansão

Trabalho desenvolvido por equipes técnicas da SES testou novo formato de resposta para apoiar municípios impactados por grandes empreendimentos e crescimento acelerado