27.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Mobilização da OAB/MS alerta contra a dengue

Saúde – 22/03/2013 – 11:03

Os ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem durar até 450 dias sem água, segundo o Instituto Oswaldo Cruz. Os cuidados quanto à limpeza de recipientes e quintais, mesmo após o término da época de chuva, podem garantir que a incidência da doença diminua no próximo ano. Nesse sentido, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), irá fazer uma mobilização no próximo sábado (23), no centro de Campo Grande, levando informações sobre os canais de denúncia de focos do mosquito e sobre os direitos dos pacientes sob suspeita da doença.

Em Mato Grosso do Sul houve aumento de 4.757% nas ocorrências registradas de 2012 para 2013. No período de 30 de dezembro de 2012 a 26 de fevereiro deste ano foram 49.262 notificações . No Brasil, o crescimento foi de 190%. Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde.

“Se não cuidarmos da prevenção esse ano, em 2014 a epidemia de dengue será ainda maior. Nossa obrigação é alertar a população a continuar com o dever de casa no combate à dengue durante todo o ano”, aponta o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A mobilização de combate à dengue da OAB/MS acontece a partir das 9h. O presidente da Seccional, integrantes da diretoria e um grupo de mais de 50 advogados irão ao centro de Campo Grande para orientar os comerciantes e a população que circula no quadrilátero central da capital sobre os canais de denúncia para os possíveis focos do mosquito, sejam terrenos privados ou públicos, e quanto aos direitos relacionados ao paciente infectado pela doença.

Fonte: Correio do Estado / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Policial afirma que universitária desaparecida foi morta por namorado em assentamento

Em depoimento, PM da reserva diz que Marcos Yuri cometeu o crime e tentou ocultar corpo de Carmen de Oliveira, desaparecida desde 12 de junho em Ilha Solteira

MS registra 7.636 casos confirmados de dengue em novo boletim

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Ação piloto da SES em Inocência será modelo para municípios de MS em expansão

Trabalho desenvolvido por equipes técnicas da SES testou novo formato de resposta para apoiar municípios impactados por grandes empreendimentos e crescimento acelerado