21.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 15 de julho, 2025

Aulas do Programa Projovem Trabalhador começam e promovem qualificação em CG

Educação – 19/03/2013 – 09:03

Os cursos de qualificação do Programa Projovem Trabalhador dos arcos de Administração, Comércio, Turismo e Hospitalidade e Beleza e Estética começaram nesta segunda-feira (18), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mesmo o tempo adverso, os alunos compareceram para o primeiro dia de capacitação. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira.

O Projovem é uma oportunidade para os jovens entre 18 e 29 anos que estão fora do mercado de trabalho, pois garante uma qualificação pessoal e profissional em diversos arcos, segundo a necessidade dos próprios empresários. O processo de qualificação do programa dura seis meses, tempo em que o jovem recebe aulas como inclusão digital, ética e cidadania, direitos trabalhistas, educação ambiental, promoção da qualidade de vida, empreendedorismo, entre outros, além das aulas de qualificação específica do arco profissional.

O programa visa ainda atender a uma demanda do mercado. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgado em fevereiro de 2013 pelo IBGE, o mercado empregador em todo o Brasil continua aquecido, o que falta são profissionais qualificados para ocuparem essas vagas. Nesse sentido, Campo Grande obteve a 8ª posição no saldo de empregos gerados no ano de 2012, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED).

Durante as qualificações, o jovem recebe material didático com um kit escolar, vale-transporte, refeição, e um auxílio mensal no valor de 100 reais. Ao final do curso, 30% dos alunos que cumprirem a carga mínima de freqüência serão encaminhados para o mercado. Existe ainda uma preocupação do governo em promover a auto-estima e conseqüente elevação do nível escolar desses jovens. O programa atende àqueles que estão cursando, ou concluíram o ensino básico (fundamental e médio).

As Aulas

Em Campo Grande, foram destinadas 2,2 mil vagas para o programa. A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura é a executora, junto à Funtrab, pelo Programa Projovem Trabalhador nas disciplinas Administração, Comércio, Turismo e Hospitalidade e Beleza e Estética, cujas aulas estão sendo ministradas na Unidade VII, do Bloco CCET, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Pela manhã, as aulas começam às 8 horas, no período vespertino às 13 horas e noturno, às 18. Para mais informações, o telefone para contato é 67 3345 5900.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

ANTT autoriza novo ciclo de duplicação da BR-163 em Mato Grosso do Sul

Obras serão em Campo Grande e mais três municípios e incluem passarela, ponte e melhoria em acessos

Baixa adesão à vacina preocupa médicos diante do avanço da gripe em crianças

Com o avanço dos casos de gripe entre crianças neste inverno, especialistas em saúde alertam para os riscos da baixa cobertura vacinal. Segundo o...

Programa oferece 1,2 mil bolsas científicas para alunos e professores de MS

É preciso estudar ou dar aula no Ensino Médio, em escola estadual, Colégio Militar ou IFMS A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino,...