23.1 C
Três Lagoas
sábado, 20 de setembro, 2025

Aulas do Programa Projovem Trabalhador começam e promovem qualificação em CG

Educação – 19/03/2013 – 09:03

Os cursos de qualificação do Programa Projovem Trabalhador dos arcos de Administração, Comércio, Turismo e Hospitalidade e Beleza e Estética começaram nesta segunda-feira (18), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mesmo o tempo adverso, os alunos compareceram para o primeiro dia de capacitação. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira.

O Projovem é uma oportunidade para os jovens entre 18 e 29 anos que estão fora do mercado de trabalho, pois garante uma qualificação pessoal e profissional em diversos arcos, segundo a necessidade dos próprios empresários. O processo de qualificação do programa dura seis meses, tempo em que o jovem recebe aulas como inclusão digital, ética e cidadania, direitos trabalhistas, educação ambiental, promoção da qualidade de vida, empreendedorismo, entre outros, além das aulas de qualificação específica do arco profissional.

O programa visa ainda atender a uma demanda do mercado. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgado em fevereiro de 2013 pelo IBGE, o mercado empregador em todo o Brasil continua aquecido, o que falta são profissionais qualificados para ocuparem essas vagas. Nesse sentido, Campo Grande obteve a 8ª posição no saldo de empregos gerados no ano de 2012, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED).

Durante as qualificações, o jovem recebe material didático com um kit escolar, vale-transporte, refeição, e um auxílio mensal no valor de 100 reais. Ao final do curso, 30% dos alunos que cumprirem a carga mínima de freqüência serão encaminhados para o mercado. Existe ainda uma preocupação do governo em promover a auto-estima e conseqüente elevação do nível escolar desses jovens. O programa atende àqueles que estão cursando, ou concluíram o ensino básico (fundamental e médio).

As Aulas

Em Campo Grande, foram destinadas 2,2 mil vagas para o programa. A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura é a executora, junto à Funtrab, pelo Programa Projovem Trabalhador nas disciplinas Administração, Comércio, Turismo e Hospitalidade e Beleza e Estética, cujas aulas estão sendo ministradas na Unidade VII, do Bloco CCET, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Pela manhã, as aulas começam às 8 horas, no período vespertino às 13 horas e noturno, às 18. Para mais informações, o telefone para contato é 67 3345 5900.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem de 23 anos está desaparecido; família pede informações

A família relata que o jovem vinha apresentando sinais de possível instabilidade emocional A família de Marco Antônio, 23 anos, natural de Inocência (MS) e...

Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação de PEC que limita investigações contra parlamentares

Ministro do STF analisa dois pedidos para suspender proposta que já foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

Três Lagoas terá veículo adaptado e reforço em CER para pessoas com TEA

Recursos vão reforçar rede de atendimento em 4 municípios e ampliar a assistência a crianças e adultos Na semana do Dia Nacional da Pessoa com...