23.1 C
Três Lagoas
sábado, 20 de setembro, 2025

Adolescentes aprovados no Enem podem conseguir suprimir Ensino Médio

Educação – 15/03/2013 – 16:03

O certificado de conclusão do Ensino Médio é requisito mínimo previsto na lei brasileira e consta no edital de processo seletivo para o ingresso regular em faculdades e universidades. No entanto, candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, estão pleiteando a expedição do certificado, mesmo sem terem terminado o Ensino Médio ou até mesmo alcançado a idade mínima de 18 anos para validar o exame como supletivo. No caso do Enem, o aluno se inscreve e faz a prova. Se alcançar a pontuação mínima exigida pela Secretaria de Educação da região, demonstra que adquiriu habilidades básicas exigidas para o nível médio. Porém, se passar sem ter terminado o EM, sem a idade mínima e sem o certificado, a alternativa é conseguir o direito por meio de Mandado de Segurança.

A 2ª Seção Cível destacou, em acórdão realizado recentemente, que é retrocesso barrar adolescentes que possuem conhecimentos específicos suficientes para ingressar em curso superior, somente pela questão da idade. “O que se deve concluir é que a capacidade biológica cede ante a capacidade mental do menor, tanto que o artigo 5º, IV, do Código Civil, apresenta a colação de grau em curso superior como um dos casos em que cessa, para os menores, a incapacidade”. Um dos casos relembrados foi o de Tiago Saraiva, de 14 anos, aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará e que obteve autorização do Conselho de Educação de lá para ingressar na universidade.

Rafael Rodigheri Alves fez o Enem no final de 2010, quando estava terminando o segundo ano do ensino médio e obteve nota suficiente ingressar no curso de Direto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ele sabia da possibilidade de impetrar um mandado de segurança e se manteve tranquilo. “A única preocupação era com o tempo, porque dependia do cumprimento do mandado em tempo hábil para a matrícula. Mas os servidores da Secretaria de Educação foram sempre muito prestativos e eu consegui me matricular em tempo”, disse.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem de 23 anos está desaparecido; família pede informações

A família relata que o jovem vinha apresentando sinais de possível instabilidade emocional A família de Marco Antônio, 23 anos, natural de Inocência (MS) e...

Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação de PEC que limita investigações contra parlamentares

Ministro do STF analisa dois pedidos para suspender proposta que já foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

Três Lagoas terá veículo adaptado e reforço em CER para pessoas com TEA

Recursos vão reforçar rede de atendimento em 4 municípios e ampliar a assistência a crianças e adultos Na semana do Dia Nacional da Pessoa com...