30 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

Chocolates que engordam menos

Geral – 15/03/2013 – 08:03

Não tem jeito, é uma tarefa árdua passar pela Páscoa sem comer chocolate. Uns se esbaldam, outros retiram o doce do cardápio e nem querem saber dele. É claro que para quem quer manter o peso, o chocolate não é o alimento mais apropriado, mas não é necessário retirá-lo da sua Páscoa. Duvida?

A nutricionista Roseli Rossi afirma: “O chocolate é uma importante fonte de energia e, ao contrário do que se pensava, pode trazer muitos benefícios à saúde desde que se opte por um tipo mais saudável e ingerido sempre com moderação”.

As opções mais saudáveis citadas por Roseli são os chocolates light e amargo, que possuem entre 100 e 110 calorias a cada 25 gramas. O chocolate amargo tem em sua composição maior quantidade de cacau (70%) e menores valores de açúcar e gordura. O chocolate light geralmente reduz algum nutriente específico ou o valor calórico, mas deve-se consultar a tabela nutricional de cada embalagem.

Roseli lembra que o chocolate de soja também é uma alternativa saudável: “Embora a quantidade de calorias não seja tão diferente do tradicional, é um chocolate 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose, glúten e colesterol”.

Os mais calóricos: branco e diet

O chocolate diet, apesar de não ter açúcar, é o que possui mais calorias (146). Por substituir o açúcar por adoçante, a composição precisa de mais gordura para manter a textura. Por isso o aumento nas calorias.

Os chocolates ao leite e branco também não são recomendados para uma dieta equilibrada. Eles são mais calóricos (cerca de 130 calorias), gordurosos e o cacau, uma importante fonte nutritiva, não é significativo em sua composição.

Benefícios? Sim!

“O chocolate escuro é rico em flavonoides, epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração”, explica Roseli. Ela ressalta que o chocolate rico em cacau tem mais antioxidantes quanto o vinho tinto ou o chá preto.

Fonte: UOL Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com uso de inteligência artificial, estudo aponta onde e por que os acidentes acontecem

Presença de perímetro urbano, curvas acentuadas e má iluminação estão entre os principais fatores de risco Um estudo realizado por pesquisadores da PUC-PR e da...

Projeto “O Verdadeiro Tesouro” leva evangelização infantil ao evento “A Rua é Nossa” em Três Lagoas

Com programação cristã voltada exclusivamente às crianças, ação reúne igrejas locais para levar a mensagem do Evangelho durante evento da Prefeitura na Lagoa Maior

Aos 80 anos, Carlos Paiva mantém viva a tradição do comércio em Três Lagoas

Dono das Casas Marina, comerciante relembra trajetória iniciada nos anos 1990, marcada por desafios como o Plano Collor e a pandemia, mas também por fidelidade de clientes e amor pela profissão