24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Estudo revela que parar de fumar ajuda o coração, mas engorda

Saúde – 14/03/2013 – 08:03

Deixar de fumar reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, apesar de provocar ganho de peso, destaca um estudo publicado nesta terça-feira (12) no Journal of the American Medical Association (JAMA).

As pessoas não diabéticas que participaram do estudo e que deixaram de fumar reduziram em 53% o risco de sofrer um episódio cardíaco ou um acidente cardiovascular cerebral em comparação aos fumantes, mesmo quando ganharam peso, destacam os autores da pesquisa realizada pela Universidade de Lausanne, na Suíça.

O estudo, realizado com 3.251 pessoas entre 1984 e 2011, mostrou um ganho de peso médio de entre 2,7 e 3,5 quilos no grupo que abandonou o cigarro.

Os pesquisadores também detectaram uma redução do risco cardiovascular entre os diabéticos que pararam de fumar, mas o consequente aumento de peso pode ter consequências nefastas, especialmente entre os que não controlam bem a doença, o que supõe um risco maior de óbito.

O cigarro é a principal causa de morte ‘evitável’ nos Estados Unidos e um risco maior de enfermidade cardiovascular, destacam os pesquisadores.

Deixar de fumar reduz claramente este risco, mas supõe um ganho de peso e isto é a principal preocupação dos fumantes, além de representar também um fator de risco cardíaco.

Nos Estados Unidos, os fumantes ganham entre três e seis quilos nos primeiros seis meses após largar o cigarro e este excesso de peso persiste durante algum tempo.

Fonte: UOL Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mutirão do Dezembro Laranja realiza mais de 200 avaliações dermatológicas na Praça Ramez Tebet

Iniciativa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele em Três Lagoas Em alusão à campanha Dezembro Laranja, mês dedicado...

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.