19.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 30 de outubro, 2026

Comerciárias reivindicam creches 24h no Município

Geral – 13/03/2013 – 18:03

Filiadas ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas aproveitaram as comemorações do Dia Internacional da Mulher, para apresentar uma pauta de reivindicações as representantes do Legislativo Municipal, que participaram de um café da manhã especial, na sede da entidade, sexta-feira (8).

O “mimo” foi oferecido pela direção do Sindicato que convidou as vereadoras Vera Helena (PMDB) e Marisa Rocha (PSB) para a confraternização. Servidoras do Departamento Municipal de Habitação também foram convidadas para a reunião.

Na oportunidade, as sindicalistas reivindicaram que as vereadoras, junto ainda com vereadora Sirlene da Saúde, apadrinhem a luta das trabalhadoras três-lagoenses pela renovação do atendimento nos centros de educação infantil (CEI), de forma a atender as atuais demandas da cidade, seja para a categoria, ou para outras profissionais.

Entre as reivindicações, estão a implantação da chamada creche 24 horas, o atendimento durante o ano inteiro, sem período de recesso no final e início do ano, além de ampliação do horário em pelo menos mais uma hora diária, nos centros sem atendimento integral, para que as mães tenham tempo suficiente de sair do trabalho e buscar os filhos.

De acordo com o presidente do Sindicato, Eurídes Silveira de Freitas, desde 2007, a proposta das creches noturnas vem sendo apresentada para representantes do Poder Público. Ele acrescenta que por diversas vezes reuniu-se com prefeitas e vereadores para detalhar melhor o pedido, que tornou-se uma necessidade, com a mudança do perfil econômico do município, nos últimos anos, quando inúmeras oportunidades de trabalho, inclusive para mulheres, surgiram.

“De fato, são necessidades urgentes. Conheço uma mãe que paga R$ 80,00 para uma pessoa levar e buscar a criança no CEI porque o atendimento encerra antes dela chegar do serviço. Este dinheiro faz falta para a família”, contou a vereadora Marisa Rocha. Ela ainda sugeriu que a prefeitura instale sistemas de monitoramento por câmera nos CEIs, para registro e acompanhamento da qualidade no atendimento.

Vera Helena lembrou às sindicalistas que as vereadoras lutam, há muitos anos, em todos os setores que diretamente interessam às mulheres, como saúde, educação, segurança e qualidade de vida. Neste sentido, relatou que tem buscado a construção de CEIs junto aos parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul. “Temos emendas aprovadas para a construção dos CEIs da São João e Jardim das Acácias, que devem ser iniciadas logo. Como mãe e arrimo de família, conheço as dificuldades de todas as trabalhadoras”, afirmou Vera Helena.

Quanto às melhorias, o presidente do Sindicato, Eurides Silveira de Freitas, sugeriu que empresários, empregados e poder público se unam para viabilizar a implantação. “Uma criança bem assistida deixa a mãe tranquila para trabalhar e produzir ainda mais. Acho que a classe patronal é quem mais tem interesse nestas melhorias”, opinou.

Durante a reunião, também foi levantada a possibilidade de que seja criada lei para que as empresas beneficiadas com isenção fiscais e cessão de terreno sejam responsáveis por apoiar o poder público na construção e manutenção dos centros de educação infantil.

As vereadoras assumiram o compromisso de encaminhar as reivindicações das comerciárias e marcar uma nova reunião para apresentar os resultados. “Vamos nos unir para buscar as soluções. Esperamos que vocês nos cobrem por estes e por outros benefícios”, disse Marisa.

Reconhecimento

À convite da diretora do Departamento de Habitação Popular, Eurídes Silveira Freitas, ao lado do vereador Adão da Apae, também participou de uma confraternização realizada na sede do Departamento, no final da manhã.

Atuando também como presidente do Conselho Municipal de Habitação – há dois anos o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio ganhou vaga no Conselho – Eurídes aproveitou a oportunidade para destacar a importância das servidoras do Departamento, cujo trabalho permite a realização do sonho de muitas famílias.

“Eu acompanho de perto o trabalho destas mulheres que nos atendem com a maior boa vontade, cuidam dos sonhos de muitas famílias e dificilmente são reconhecidas, lembradas. Por isso, é muito importante esta pequena confraternização, parabenizo a direção do Departamento pela iniciativa, o apoio do vereador Adão. Trata-se de um reconhecimento deste belo trabalho”, enfatizou o sindicalista.

“Nosso trabalho é feito com muito carinho, para atender as necessidades da administração municipal, mas também com calor humano. Além da confiança que a Márcia deposita em nós tem também a autonomia que ela nos dá para desenvolver nossas funções”, frisou a diretora do Departamento de Habitação Popular, Sônia Regina Martins Goes.

O vereador Adão aproveitou para se colocar a disposição das servidoras e destacou que necessita delas para conseguir melhorias, sobretudo, para pessoas com deficiência que também necessitam de seus direitos a habitação garantidos.

“Já conversamos com a Márcia para que ela amplie, por meio de uma lei, a cota de moradias para pessoas com deficiência de 3% para 5%. Neste sentido, apresentamos também uma indicação na Câmara”, enfatizou o parlamentar.

De acordo com Adão, o Ministério da Cidade garante, por meio da portaria 610, a cota de 3%.

Atualmente, o Departamento de Habitação do Município contabiliza mais de 10 mil. Neste começo de ano, a previsão é de que 1.224 casas sejam entregues até o fim do mês de abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Todos em Cena II” – Espetáculo musical acontece nesta sexta-feira (30)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), realiza na noite desta sexta-feira, 30 de outubro, o...

PREVISÃO DO TEMPO: Três Lagoas terá calor de até 33°C e previsão de tempestades no fim de semana

Os moradores de Três Lagoas devem enfrentar uma sexta-feira de temperaturas elevadas, aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. A previsão indica...

Operação da PF prende seis pessoas, afasta conselheiros do TCE-MT e cumpre mandados em Três Lagoas

Balanço registra mais de R$ 4,3 milhões em dinheiro, 31 veículos, 16 armas, 6.512 munições e 167 relógios apreendidos A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira...
error: Conteúdo Protegido