24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Médicos diagnosticam parasitas com ‘microscópio de iPhone’

Saúde – 13/03/2013 – 18:03

Aparelho celular adaptado para servir como

microscópio (Foto: Divulgação/Isaac Bogoch)

Cientistas improvisaram um microscópio usando um iPhone, fita adesiva dupla face, lanterna, placas de laboratório comuns e uma lente de câmera de US$ 8. O objetivo foi diagnosticar verminoses na área rural da Tanzânia, na África, aponta um estudo publicado nesta terça-feira (12).

A pesquisa detalhando como criar o microscópio de campo foi divulgada no periódico “American Journal of the Tropical Medicine and Hygiene”. Nela, os médicos demonstraram como usar o celular com esta finalidade, adaptando-o para ser um microscópio de baixo custo.

Com o aparelho, cientistas identificaram ovos de ancilóstomo (um tipo de verme) e outros parasitas nas fezes de crianças infectadas.

“Tem havido muito improviso em laboratórios, com microscópios feitos usando celulares, mas esta é a primeira vez que a tecnologia foi usada em campo para diagnosticar parasitas intestinais”, disse Isaac Bogoch, médico especializado em doenças infecciosas do Hospital Geral de Toronto, principal autor do estudo.

A inovação pode ajudar a tratar pacientes infectados com parasitas, segundo a agência de notícias AFP. Vermes intestinais infectam 2 bilhões de pessoas no mundo todo, sobretudo crianças, às vezes causando subnutrição.

As doenças causadas por parasitas podem ser difíceis de diagnosticar, em parte por causa do elevado custo de um microscópio convencional, estimado em cerca de US$ 200, afirmam os pesquisadores.

Comparação

Os cientistas usaram os microscópios de celulares para avaliar 200 amostras de fezes de crianças  infectadas com vermes, e compararam os resultados com os obtidos com um microscópio convencional.

Eles descobriram que, em termos gerais, o microscópio de iPhone conseguiu detectar a presença de ovos depositados por vermes em cerca de 70% das amostras infectadas.

Embora não seja tão sensível quanto o dispositivo convencional, o iPhone adaptado como microscópio pode ser aperfeiçoado, disse Bogoch. “Nós pensamos que os microscópios de celulares podem, em breve, se tornar uma ferramenta de diagnóstico valiosa em regiões pobres e remotas”, afirmou.

Como o celular é um aparelho comum, o custo para adaptá-lo é considerado desprezível em comparação com um microscópio convencional, ressaltaram os cientistas.

Vermes intestinais, como ancilóstomos e nematelmintos, são particularmente problemáticos em crianças pequenas, podendo causar anemia crônica e subnutrição, afirma a AFP. No entanto, se o diagnóstico for rápido, os impactos negativos da parasitose para a saúde podem ser

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Agência reguladora do Reino Unido alerta para risco raro de pancreatite associado às canetas emagrecedoras

MHRA orienta médicos e pacientes a ficarem atentos aos sintomas iniciais, apesar de os medicamentos serem considerados seguros e eficazes para a maioria dos...

SEJUVEL confirma nova data da 3ª etapa do circuito de corrida “Cidade das Águas”

Prova será realizada no dia 8 de fevereiro, na Lagoa Maior, com modalidades de corrida e caminhada

Câmara de Três Lagoas realiza Sessão de Abertura do Ano Legislativo de 2026 nesta terça-feira

Cerimônia contará com a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia, que fará a apresentação dos planos de governo para o ano de 2026