23 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

SUS vai oferecer novo medicamento a hemofílicos

Saúde – 09/03/2013 – 11:03

SUS vai oferecer novo medicamento a hemofílicos

O Sistema Único de Saúde vai passar a ofertar o Fator VIII recombinante a pacientes com hemofilia dentro de seis meses. A expectativa é a de que 10 mil pacientes recebam o produto, usado para controle de sangramento.

O produto passará a ser produzido no País, por meio de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada em outubro de 2012 com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). A expectativa é de que o Ministério da Saúde passe a adquirir o medicamento a preço quatro vezes menor do que o valor médio pago para atender a demandas judiciais.

Atualmente, 97% dos pacientes do SUS são tratados com o fator VIII obtido a partir do plasma humano. Os 3% restantes são pacientes que recebem o fator recombinante por meio de ações judiciais. De acordo com o ministério, o fator VIII recombinante tem a mesma eficácia que o do fator plasmático, com a vantagem de que a produção não depende da doações de sangue.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mutirão do Dezembro Laranja realiza mais de 200 avaliações dermatológicas na Praça Ramez Tebet

Iniciativa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele em Três Lagoas Em alusão à campanha Dezembro Laranja, mês dedicado...

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.