27.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Estudo testa eletrodos no cérebro para tratar a anorexia

Saúde – 09/03/2013 – 09:03

A implantação de eletrodos no cérebro permitiria melhorar o estado de certos pacientes que sofrem de anorexia grave incurável, segundo estudo preliminar publicado na revista médica britânica The Lancet.

A técnica foi usada em caráter experimental por cientistas americanos e canadenses em seis pacientes com idades entre 24 e 57 anos. Três deles deram sinais de melhora, especialmente no peso, nove meses após a intervenção, destacou o estudo publicado esta semana.

O estímulo cerebral profundo, que consiste em implantar eletrodos no cérebro através de uma pequena cirurgia, já foi utilizado para tratar doentes que sofrem de mal de Parkinson, dores crônicas e transtornos obsessivos compulsivos.

Esta é a primeira vez, segundo os autores, que a técnica é usada para tratar a anorexia, um transtorno de comportamento alimentar.

Além de terem aumentado de peso, a metade dos pacientes tratados registrou uma melhora do humor, bem como uma redução nos transtornos compulsivos.

“Esta melhora do humor e da ansiedade em pacientes com peso insuficiente é particularmente chocante, quando estes doentes geralmente respondem mal às terapias com medicamentos ou a psicoterapias”, destacou o doutor Andrés Lozano, neurocirurgião canadense que coordena o estudo.

A investigação, destinada a estudar a segurança do procedimento, provocou efeitos colaterais em uma paciente que sofreu convulsões duas semanas depois da intervenção, em relação a um problema de metabolismo.

A anorexia é uma patologia que afeta principalmente os adolescentes e particularmente as jovens de 15 a 19 anos. Porém, mais de 20% respondem mal a tratamentos existentes e correm o risco de morrer prematuramente.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende suspeito após furtar fios de condomínio no Jardim Carioca

Suspeito tentou fugir ao ser abordado, foi encontrado com faca e levado à DEPAC com o material furtado recuperado

“Querem nos afastar para que a gente não vote na derrubada do veto da dosimetria”, afirma Pollon

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da Caminhada pela Liberdade, neste domingo (01), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra os abusos aos...

Observatório do Emprego aponta crescimento do mercado de trabalho em Três Lagoas no ano de 2025

Levantamento da SEDECTI revela saldo positivo de 1.272 vagas formais e destaca o setor de serviços como principal gerador de empregos no município A Prefeitura...