CEMTEC prevê mínima de 22°C e máxima de 28°C no município, com possibilidade de tempestades, raios, ventos fortes e granizo
Três Lagoas terá uma mudança significativa nas condições do tempo nesta quinta-feira, 1º, Segundo a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC-MS), a passagem de uma frente fria deve provocar aumento da nebulosidade, ocorrência de chuvas e uma queda acentuada nas temperaturas.
Para Três Lagoas, a previsão indica mínima de 22°C e máxima de 28°C, uma diferença significativa em relação aos dias anteriores, quando os termômetros chegaram a se aproximar dos 40°C no município.
A mudança ocorre com o avanço da frente fria, que aumenta a instabilidade atmosférica em Mato Grosso do Sul e marca o fim do episódio de onda de calor registrado nos últimos dias. O CEMTEC prevê que as áreas de chuva avancem gradualmente pelo Estado entre quarta e quinta-feira.
Apesar da redução das temperaturas, a quinta-feira ainda deve ser marcada por tempo instável em várias regiões de Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de chuvas e tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo de maneira pontual. Em algumas áreas do Estado, os acumulados podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas.
A tendência é de redução das chuvas inicialmente nas regiões sul de Mato Grosso do Sul, enquanto outras áreas ainda poderão registrar pancadas e temporais.
A chegada da frente fria representa uma mudança no padrão atmosférico que predominou nos últimos dias, caracterizado por calor intenso, baixa umidade e tempo predominantemente seco.
Com o aumento da nebulosidade e a entrada de ar mais frio, as temperaturas devem cair em grande parte do Estado. Outro fenômeno que pode ocorrer é o de mínimas invertidas, quando a menor temperatura do dia é registrada no fim da tarde ou durante a noite, em vez de acontecer nas primeiras horas da manhã.
Para Três Lagoas, portanto, a quinta-feira será marcada por temperaturas mais amenas, possibilidade de chuva e risco de tempestades, consolidando a mudança de cenário provocada pela frente fria. O CEMTEC mantém a previsão atualizada conforme a evolução das condições atmosféricas.


