24.1 C
Três Lagoas
sábado, 20 de setembro, 2025

UMI recebe segunda turma de alunos

Educação – 08/03/2013 – 08:03

Em 2013 são 57 alunos da Melhor Idade, matriculados em diversos módulos, entre eles, Enfermagem, Letras, Pedagogia, História, Geografia e oficinas de arte e educação física

A secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, prestigiou na tarde desta quarta-feira (6), no anfiteatro da UFMS – Unidade 1, a aula inaugural do projeto de extensão da Universidade da Melhor Idade – UMI.

Em 2013 o projeto possui 57 alunos matriculados que participarão do curso com o conteúdo dividido em módulos de disciplinas teóricas como Matemática, Enfermagem, Letras, História, Geografia, Matemática, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, além de aulas práticas de educação física, oficinas de arte, coral, dança e teatro.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social, é parceira do projeto, sendo que dos 57 alunos matriculados, aproximadamente 30 são atendidos pela Secretaria de Assistência Social nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (grupos da Melhor Idade) dos CRAS.

A Prefeitura ainda é parceira do projeto com a cedência de professores que atuam nas oficinas de Atividades Físicas, Dança, Coral e Artes Manuais (artesanato) e também  no transporte dos idosos que frequentam o Serviços do Grupo Tia Nega para a Universidade.

Para o diretor do Campus Três Lagoas da UFMS José Antônio Menoni, o momento solidifica o projeto que teve início no ano passado, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, “mostrando que a Universidade está cumprindo seus papéis, levando-os ao conhecimento da comunidade”, destacou Menoni.

Representando a prefeita Marcia Moura, a secretária Maria Lúcia Firmino parabenizou a Universidade pelo sucesso do projeto. “Desejo também sucesso para a segunda turma de alunos. Todos estão tendo a oportunidade de retornar aos bancos da Universidade com atividades e conhecimentos que são de suma importância para trabalharmos nossos valores”, destacou a secretária.

Em sua fala, a coordenadora e professora Vanessa Cristina Lourenço Casotti Ferreira da Palma agradeceu o apoio da Administração Municipal e demais parceiros desejando boas vindas aos alunos calouros e veteranos da UMI. “Nossos idosos merecem nossa dedicação, sabemos das mudanças na vitalidade e vocês buscam novos conhecimentos e interação com novas pessoas. Vocês são exemplo de perseverança, entusiasmo e alegria”, reforçou Vanessa, acrescentando que existe uma lista de espera com 17 alunos e as aulas são às quartas-feiras, das 13h30 às 17h.

Representando os alunos da primeira turma, Neide Kalil foi convidada a falar sobre a experiência da UMI. “Não abandonem o curso, só vem trazer benefícios a todos nós. É uma terapia todos os dias. Estamos atravessando uma idade linda e Deus nos permite saúde para buscarmos realizações e sonhos, portanto, sejamos perseverantes em tudo o que tivermos vontade de fazer”, disse a aluna da primeira turma da UMI e também da primeira turma do curso de Letras da UFMS.

Também participaram da solenidade de abertura os vereadores Apóstolo Ivanildo (PSB) e Sirlene da Saúde (PRB), a Assessora de Apoio Técnico Administrativo da Gestão Municipal Cristina Martins Gonçalves; as diretoras da Secretaria de Assistência Social, Daiane Caroline Queiroz Ramos Mateus, Gabriele Zani da Silva e Greice Daniely Fregonezi Pissolato; a coordenadora do “Tia Nega, Margarida Fátima Lopo, além dos alunos das duas turmas da UMI.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem de 23 anos está desaparecido; família pede informações

A família relata que o jovem vinha apresentando sinais de possível instabilidade emocional A família de Marco Antônio, 23 anos, natural de Inocência (MS) e...

Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação de PEC que limita investigações contra parlamentares

Ministro do STF analisa dois pedidos para suspender proposta que já foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

Três Lagoas terá veículo adaptado e reforço em CER para pessoas com TEA

Recursos vão reforçar rede de atendimento em 4 municípios e ampliar a assistência a crianças e adultos Na semana do Dia Nacional da Pessoa com...