Saúde – 06/03/2013 – 11:03
Muitas mães e pais gostam de conversar com os filhos enquanto eles ainda estão na barriga. Várias pesquisas já mostraram o benefício desse contato precoce para o bebê, mas um novo estudo traz mais um bom motivo para vocês baterem um papo desde cedo: a partir da 28ª semana de gestação, o cérebro do bebê já consegue diferenciar sílabas como ga/ba e vozes masculinas de femininas.
Publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, a pesquisa foi realizada com 12 crianças prematuras saudáveis, nascidas entre a 28ª e a 32ª semana de gestação. O teste aconteceu enquanto elas dormiam e mediu a reação do cérebro de cada uma a dois tipos de estímulos: sílabas diferentes (ba/ga), pronunciadas por vozes diferentes (masculina e feminina).
Os cientistas perceberam que diferentes áreas do cérebro foram ativadas, o que significa que mesmo crianças muito novas podem diferenciar sílabas e vozes. Os resultados apontam que há uma organização sofisticada de certas áreas do cérebro três meses antes do nascimento previsto.
Segundo os pesquisadores, eles não podem garantir que os três meses que separaram o nascimento dos prematuros da realização dos testes não influenciaram o desenvolvimento cerebral. No entanto, afirmam que como os bebês ficaram em incubadoras nas unidades neonatais, tiveram pouquíssimo contato com a voz humana. Além disso, outros estudos mostram que o desenvolvimento da linguagem nos prematuros tem mais a ver com sua maturidade cerebral do que com o tempo que passou fora do útero.
Ou seja: mesmo dentro do útero, seu filho já tem capacidade de entender algumas coisas. E se com sete meses de gestação os bebês já conseguem diferenciar vozes masculinas de femininas, mais um motivo para os maridos perderem a vergonha de falar com a barriga
Fonte: Crescer