18.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 31 de julho, 2025

Posto de 6ª maior economia ficará adiado até 2015

Economia – 02/03/2013 – 14:03

A conquista pelo Brasil da posição de sexta maior economia do mundo foi efêmera. O posto tirado em 2011 do Reino Unido foi perdido novamente no ano passado.

A forte desvalorização do real em relação ao dólar (16,7%, ante 3,9% da libra) foi a principal causa desse recuo. Embora tenha crescido pouco, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil teve desempenho melhor do que o crescimento de 0,2% registrado pela economia do Reino Unido no ano passado.

Segundo projeções da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, medido em dólares, só deverá voltar a superar o britânico entre 2015 e 2016 (a estimativa considera desvalorização adicional do real em relação ao dólar neste ano).

O economista Robert Wood, da EIU, esperava crescimento de 3,5% em 2013. Mas deve baixar esse número, após a revisão para baixo do resultado do terceiro trimestre de 2012 pelo IBGE e a expansão inferior à esperada entre outubro e dezembro.

“O crucial será o resultado dos investimentos. Houve uma recuperação no quarto trimestre, mas foi fraca considerando as quedas anteriores”, afirma Wood.

Segundo Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, o Brasil deve crescer 3,7% neste ano e recuperar o posto de sexta maior economia em 2014 (supondo taxas de câmbio estáveis).

Mas esse cenário é considerado improvável pela maior parte dos analistas, que aposta em expansão próxima de 3% neste ano.

Neste caso, segundo simulações feitas por Agostini, “dá para empatar, mas não para superar o Reino Unido no ano que vem”.

O risco de que o país demore para retomar um ritmo de crescimento vigoroso fará com que a convergência da renda per capita brasileira para níveis mais próximos da de países desenvolvidos leve mais tempo, mesmo considerando a expansão pífia projetada para o mundo rico.

Em 2012, a renda per capita –medida mais relevante do nível de desenvolvimento do que o valor total do PIB– brasileira ficou próxima a US$ 11,6 mil, diz a EIU.

O número representa pouco mais de 20% da renda per capita americana. Fica atrás de países como a Argentina, o Chile e o Uruguai.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Túmulo do radialista Romeu de Campos Júnior é alvo de vandalismo

Fezes foram jogadas sobre a fotografia e partes da estrutura foram danificadas, onde o local também sofre com furtos e depredações recorrentes

Nova diretoria da AETL é eleita para o biênio 2025–2027 em Três Lagoas

Governo do Estado alinha estratégias para castrar mais de 20 mil animais em 45 municípios com foco em saúde pública e bem-estar animal

Contas públicas registram déficit de R$ 47 bilhões em junho, mas ano segue com superávit

Resultado do mês reflete alta das despesas, mas no acumulado de 2025 há saldo positivo As contas do setor público consolidado, que engloba União, estados,...