18.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Resolução da Anvisa obriga UTI´s a ampliar quadro de fisioterapeutas

Saúde – 01/03/2013 – 13:03

Já está em vigor, desde o último dia 24 de fevereiro de 2013, a íntegra da RDC nº 07/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A norma traz parâmetros tanto para a estrutura, organização e processos de trabalho quanto para a obtenção e monitoramento de indicadores de saúde que retratem o perfil assistencial da unidade.

Publicada em 24 de fevereiro de 2010, a resolução estabeleceu, a princípio, um prazo de 180 dias para que os estabelecimentos promovessem as adequações necessárias para o cumprimento da mesma. No entanto, para alguns artigos específicos (principalmente relacionados aos recursos humanos e materiais) esse prazo foi estendido para três anos. Dessa forma, a partir de agora, todas as exigências contidas na resolução deverão ser seguidas na íntegra pelas UTIs do país.

“A resolução torna obrigatória a presença de no mínimo um fisioterapeuta para cada dez leitos em um total de 18h diárias e vêm atender uma necessidade de assistência à saúde de usuários da alta complexidade, pois faz com que seja necessária uma equipe de fisioterapia coordenada por fisioterapeuta especialista em terapia intensiva”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (CREFITO – 13), Carlos Alberto Eloy Tavares.

Para Tavares, a RDC 7 mostra o reconhecimento do serviço de fisioterapia dentro das UTIs. “Há que destacar ainda outro aspecto positivo que é o aumento de vagas para fisioterapeutas dentro dos hospitais, pois é possível considerar um número de 4 a 5 destes profissionais por UTI com 10 leitos, tendo vista as escalas de horários”, destacou.

A verificação do cumprimento dessas exigências é realizada pelos órgãos de vigilância sanitária local (estadual ou municipal), que possuem a competência para fiscalizar as condições sanitárias dos serviços sob sua jurisdição, com base nas normativas emitidas pela Anvisa e pelas esferas estaduais e municipais as quais pertencem.

O CREFITO-13 também está estabelecendo um plano de ação para fiscalizar os hospitais sul-mato-grossenses que possuem UTI com o objetivo de garantir que a resolução seja cumprida. “Este é, sem dúvidas, um marco para a assistência em saúde e uma importante conquista dos profissionais fisioterapeutas e dos cidadãos sul-mato-grossenses”, afirmou Tavares.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de...